Arapiraca realiza Fórum Comunitário do Selo Unicef com foco no desenvolvimento de crianças e adolescentes
Políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes são essenciais para o futuro de uma cidade. Nesta quinta-feira (24), a Prefeitura de Arapiraca realizou o Fórum Comunitário do Selo Unicef, que tem como principal objetivo reduzir as desigualdades, garantindo os direitos das crianças e adolescentes.
A ação foi organizada pela Comissão Intersetorial do Selo Unicef, composta por diversos órgãos municipais, como Educação; Desenvolvimento Social; Saúde; Gestão Pública; Cultura, Lazer e Juventude; Comunicação, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA); Conselhos Tutelares I e II; Casa dos Direitos; Escoteiros do Brasil; e Ong Manoel Teles Solidário.
A articuladora do Selo Unicef em Arapiraca, enfermeira Patrícia Santana, destacou a importância das ações do Selo Unicef em Arapiraca.
“Trabalhamos em conjunto com a sociedade na garantia do direito das crianças e dos adolescentes. Esse trabalho intersetorial é de extrema importância para que Arapiraca tenha melhores resultados e benefícios em prol da garantia de direitos dessa parcela da população”, explicou Patrícia.
O Selo Unicef é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.
Ao aderir ao Selo Unicef, Arapiraca assumiu um compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade, tendo como metodologia o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Autor: Erick Balbino