Arapiraca cria Agenda de Trabalho para o desenvolvimento de ações voltadas ao Programa Prefeito Amigo da Criança
Arapiraca está concorrendo, mais uma vez, ao Prêmio Prefeito Amigo da Criança, proposto pela Fundação Abrinq, tendo em vista a atenção do gestor municipal, Luciano Barbosa, com o desenvolvimento das famílias, priorizando temas como Educação e Saúde.
Com o objetivo de desenvolver ações voltadas ao referido programa, a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, está elaborando uma Agenda de Trabalho, tomando por base a matriz proposta pela fundação, os temas e seus indicadores.
Foi criado um Comitê Intersetorial, tendo como articuladora a coordenadora do Programa Criança Feliz, Gineide Castro, com o objetivo de planejar ações voltadas para o público-alvo, levando em consideração as secretarias municipais envolvidas, a exemplo da Assistência Social, Saúde e Educação.
Para a secretária de Desenvolvimento Social, Fabrícia Galindo, o encontro serviu para dar início ao processo de identificação de demandas destinadas ao programa.
“Relacionamos todas as ações que já foram executadas, que estão em execução e as que estamos planejando. O objetivo do encontro foi consolidar nossa agenda de trabalho, pautada nas informações solicitadas pelos Mapas do programa, e nos guias e manuais publicados pela Fundação Abrinq, com orientações destinadas ao funcionamento do nosso Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Fundo da Infância e Adolescência, Conselhos Tutelares e Orçamento Criança”, explicou a gestora.
De acordo com a articuladora municipal do Programa Prefeito Amigo da Criança, Gineide Castro, o encontro foi muito importante para a construção da Agenda de Trabalho, sendo fruto da adesão do município de Arapiraca ao PPAC, assim como ao Selo Unicef, programas estratégicos, que servem como instrumentos de orientação para a condução das politicas públicas destinadas às crianças e adolescentes.
“Pudemos apontar, juntos, quais as ações necessárias para a qualificação do cuidado e proteção das nossas crianças e adolescentes, ações estas, pautadas na realidade e nos desafios que o município enfrenta, tendo em vista garantir, de forma eficaz e efetiva, a atenção que as nossas crianças e adolescentes necessitam”, explicou.
Também participaram do encontro a superintendente de Assistência Social, Gisela Oliveira; o superintendente de Gestão, Edney Gomes, a contadora Quitéria Lima; e o assessor contábil Fernando Mota.
Autor: Erick Balbino