27 de janeiro de 2022

Descartes irregulares de entulho e lixo causam prejuízo financeiro e evitam novas ações no município

Fotos: Magno Almeida – Ascom Arapiraca

A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, tem realizado diariamente diversas ações de limpeza em todo o município, beneficiando a população e toda a cidade.

Devido a isso, as equipes de Limpeza do município têm trabalhado arduamente para tornar Arapiraca uma cidade modelo nesse quesito com caiação de meio-fio, podas, remoção de inertes, coleta domiciliar, varrições e capinações.

De acordo com o superintendente de Limpeza, Edney Carneiro, durante todo o ano de 2021 foram coletadas pouco mais de 68 mil toneladas de lixo domiciliar, 46 mil de inertes, 730 toneladas de podas e 25 de carcaças de animais mortos, totalizando 115 mil toneladas de materiais recolhidos de toda a cidade de Arapiraca.

No entanto, é preciso que a população se mantenha vigilante e atenta aos descartes irregulares em diversos pontos da cidade, algo que tem gerado prejuízo aos cofres públicos e que inviabiliza que outras ações em prol da comunidade aconteçam.

Segundo informou a secretária Caroline Valeriano, só nesta semana foram recolhidos 22 caminhões de materiais inertes e lixo domiciliar da Rua José Marques Freire, no bairro Novo Horizonte, totalizando, com isso, aproximadamente 265 toneladas.

“Considerando o valor total por tonelada, que nos custa R$102,07, só nesta semana, por exemplo, tivemos um gasto de R$27 mil, entre transporte, remoção e destinação adequada de todo o material. Isso é um custo elevado, mas que pode ser evitado caso esses descartes sejam realizados corretamente”, destacou a gestora da pasta.

O município arapiraquense dispõe de três EcoPontos, localizados nos bairros Primavera, Santa Esmeralda e Baixa Grande, além de 35 Pontos de Entrega Voluntária (PEV) para que sejam evitados os descartes irregulares.

“A gente pede que a população se conscientize que atos como esse só mancham a imagem da cidade. Pedimos que quaisquer descartes realizados em pontos irregulares sejam denunciados à secretaria para que o infrator seja notificado”, apontou Caroline Valeriano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *