25 de janeiro de 2022

Colheita de melancias em terra cultivada é realidade em Arapiraca

Chegou a hora de colher os frutos!

Literalmente…

Após a realização de estudos e planejamentos, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, em parceria com o produtor Flávio Lopes, do Sítio Guaribas, iniciou, na propriedade, a colheita na plantação de melancias.

Essa é a primeira colheita de terra cultivada realizada pelo produtor rural, iniciada ainda na primeira quinzena do mês de outubro de 2021, contando com o apoio técnico da gestão municipal com a aquisição de material de irrigação, fertirrigação, orientações de aquisição de sementes, amostragem de solo, recomendações de adubação, plantio e tratos culturais.

Fotos: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

De acordo com Flávio Lopes, foram pouco mais de 1500 plantas só nesse primeiro lote, chegando a um quantitativo de aproximadamente 12 toneladas de melancias colhidas até esta terça-feira (25).

“Iniciamos a produção em outubro e seguimos todas as recomendações dos técnicos da Secretaria. Tudo conforme planejado está sendo colhido hoje e tem mais vindo por aí. Quero agradecer ao prefeito Luciano Barbosa e o secretário Hibernon Cavalcante pelo apoio dado a gente”, declarou o produtor.

Segundo apontou o engenheiro agrônomo José Anderso, da assistência técnica da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, a colheita foi iniciada 77 dias após a semeadura das plantas.

Nessa segunda leva, iniciada durante o mês de novembro, todas as orientações continuam sendo seguidas por Flávio, que, dessa vez, conta também com o apoio do projeto “Agreste Rural”, da Agreste Saneamentos, em parceria com a Prefeitura de Arapiraca.

“Essa é uma parceria que consiste na doação dos materiais advindos da empresa Agreste Saneamento. A gente seleciona os produtos, realiza a doação e orienta para o cultivo. A manta pode ser utilizada como cobertura de solo, sendo executado na melancia, bem como na utilização para cobertura de restos de culturas com o objetivo de compostagem, cercamento de galinheiros pequenos, voltados também à avicultura extensiva e cobertura de solos para outras culturas, a exemplo do pimentão e do alface, onde já existem resultados de pesquisas científicas com o material realizados por profissionais da nossa secretaria e alunos do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Ambientais (PPGTEC) do Instituto Federal de Alagoas, campus Marechal Deodoro/AL”, apontou o secretário Hibernon Cavalcante.

Os agricultores da Zona Rural de Arapiraca interessados em receber a assistência técnica gratuita e orientações sobre utilização da manta geossintética deverão comparecer a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

E a partir das 8h desta quarta-feira (26), no Centro Administrativo Antônio Rocha, situado no Bairro Santa Edwiges, o produtor rural Flávio Lopes estará comercializando a sua colheita de melancia com funcionários da prefeitura e com o público externo em geral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *