Retrospectiva 2021: Educação com arapiraquinhas e Centros de Apoio recuperados, e milhares de alunos em sala de aula
“Não se pode falar em educação sem amor”. A frase, atribuída a Paulo Freire, patrono da educação brasileira, gera uma reflexão acerca da necessidade da interação entre as pessoas para o desenvolvimento das crianças e jovens. Com essa premissa, Arapiraca trabalhou durante muitos meses para garantir o retorno às atividades presenciais nas escolas públicas municipais.
Depois de mais de um ano fechadas, em agosto de 2021, a Educação de Arapiraca pôde ocupar os espaços públicos destinados à produção do conhecimento.
Mas isso só se deu graças ao trabalho incansável dos servidores públicos municipais e de uma equipe de gestão comprometida com a educação.
Para a secretária Municipal de Educação e Esporte, Ivana Carla, o retorno às atividades presenciais, representa uma retomada social muito importante, depois de tanto tempo.
“Desde o início do ano, quando demos início a esse trabalho, o retorno às aulas presenciais foi nosso principal objetivo. Junto aos profissionais da nossa secretaria, professores e demais servidores da educação, organizamos toda a estrutura da rede municipal, para garantir a segurança de todos”, explicou a secretária.
Evitar aglomeração, manter o distanciamento social e incentivar a higienização dos ambientes e das mãos são algumas das normas que fazem parte do dia-a-dia das escolas públicas municipais.
Centros de Apoio
E não foram só nas instituições de ensino que as atividades presenciais retomaram, os Centros de Apoio às Escolas (Caetis) também estão trabalhando de forma presencial, graças ao trabalho desenvolvido pelo prefeito Luciano Barbosa.
A Escola de Circo, Escola de Artes, Complexo Esportivo, Planetário e Casa da Ciência, e o Projeto Amanhã são alguns dos instrumentos extra-classe que já estão em pleno funcionamento, recebendo diariamente alunos de toda a rede.
Inova +
Desenvolver as competências e habilidades de alunos, professores e demais servidores, estruturar os prédios escolares e ampliar os indicadores do desenvolvimento da aprendizagem são algumas das principais premissas do Programa Inova+ Educação, lançado em julho deste ano.
A iniciativa nasceu em um momento de reflexão intensa, devido à pandemia do coronavírus.
Para a secretária Municipal de Educação, Ivana Carla, o resgate da aprendizagem neste período é um dos maiores desafios do Inova+.
“Nosso foco é a promoção do ensino, nas melhorias dos prédios públicos e no uso e aplicação eficiente dos recursos financeiros. Com o apoio dos conselhos municipais, queremos chegar ao centenário de Arapiraca dando resposta à sociedade e com a ampla melhoria dos nossos indicadores”, destacou a secretária.
Prioridade
Aluno em sala de aula é uma prioridade reforçada constantemente pelo prefeito Luciano Barbosa. Para o gestor arapiraquense, o trabalho desenvolvido pelos professores e servidores é fundamental para que a Capital do Agreste alagoano supere suas próprias metas e vença seus próprios desafios.
“Não há ação melhor na vida das pessoas do que o combate às desigualdades por meio da educação. Alagoas ainda tem muitas desigualdades e cabe aos governos municipal, estadual e federal unir ações para melhorar a vida das pessoas, sobretudo de quem mais precisa”, acrescentou o prefeito.
O prefeito garantiu que, para a gestão municipal, o foco é corrigir essas desigualdades pela inclusão social, pela educação. “Estamos recuperando as escolas, vamos construir novas unidades de ensino integral, novas creches, alfabetizar as crianças na idade certa, corrigir as distorções entre idade e série, entre outras ações, para que os nossos jovens, ao completarem dezoito anos, possam ter oportunidades iguais de emprego e uma vida melhor”, salientou o prefeito.
Autor: Erick Balbino