Retrospectiva 2021: Assistência e trabalho para quem mais precisa
O prefeito Luciano Barbosa costuma dizer que a prefeitura trabalha para todos, mas sobretudo para aqueles que mais precisam. As ações da Secretaria de Desenvolvimento Social provam isso, por atuarem diretamente na melhoria de vida das famílias que se encontram em vulnerabilidade social.
Dentre as ações que merecem destaque está a implantação da sede própria do Cadastro Único (CadÚnico), que agora passa a funcionar na Câmara Municipal de Arapiraca, prédio histórico localizado na Avenida Rio Branco, centro da cidade.
O local, que atende uma média de 1.500 pessoas por mês, tem um impacto positivo no desenvolvimento das famílias mais vulneráveis, pois é lá a principal porta de acesso à política socioassistencial, como os programas de transferência de renda do governo federal.
Auxílio Emergencial
Durante a pandemia, a prefeitura trabalhou muito na garantia do acesso à política socioassistencial, principalmente por causa das prejuízos econômicos causadas pelo isolamento social. Dentre as principais ações da prefeitura durante esta pandemia foi o desprendimento de recursos para transferência de renda a profissionais que foram impossibilitados de trabalhar e famílias em situação de vulnerabilidade social que moram na comunidade de Mangabeiras.
De acordo com a assistente social Fabrícia Galindo, secretária de Desenvolvimento Social, o cadastro das famílias foi realizado levando em consideração alguns critérios como renda inferior a 1/4 do salário mínimo, inserção no Cadastro Único e nas listas da equipe socioassistencial, e que seja acompanhada pelo Cras.
“A população ao qual se destina o auxílio emergencial tem sua vulnerabilidade social aprofundada com os efeitos da pandemia, com efeitos acentuados pela agressividade e velocidade da disseminação do vírus e suas cepas. O auxílio criado pela prefeitura tem o objetivo de mitigar, ainda que parcialmente, os efeitos da pandemia para esses arapiraquenses”, explicou a secretária
Alojamento Provisório
Em parceria com o Ministério Público Estadual (MPE/AL), Defensoria Pública da União e 4ª Vara de Justiça, a Prefeitura de Arapiraca ampliou o atendimento à população em situação de rua, que, desde julho, passa a contar com abrigo noturno mantido pelo Município.
O alojamento provisório é vinculado ao Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop), órgão municipal e que já atua há nove anos levando dignidade ao seu público-alvo.
“Temos uma equipe multiprofissional que atua na abordagem especializada e espaços públicos, ruas, mercados praças e demais locais de circulação da população, visualizando e atuando na busca-ativa de pessoas em situação de rua. Nosso objetivo é realizar orientações e encaminhamentos, tanto para o alojamento provisório quanto para o atendimento técnico dos profissionais do Centro Pop”, explicou a secretária, que também é assistente social.
Autor: Erick Balbino