Retrospectiva 2021: Arborização e cuidado com a cidade marcaram o trabalho da prefeitura em 2021
Dentre as pastas com atuação mais diversificada está a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, pois interfere na qualidade de toda a população, seja na elaboração dos projetos arquitetônicos e urbanísticos ou no cuidado com a população que mais precisa, como é o caso do Programa Viver Melhor.
Uma das iniciativas mais importantes foi a criação do Programa Arapiraca Verde, que tem o objetivo de arborizar a cidade e incentivar o plantio de mudas nativas. Com o objetivo de ampliar a proposta, a Prefeitura inaugurou, em agosto de 2021, o Viveiro Municipal Fiscal Raimundo da Silva. Localizado no estacionamento do Centro Administrativo Antônio Rocha, no bairro Santa Edwiges, o viveiro funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, e é aberto ao público que queira ser parceiro no reflorestamento de Arapiraca.
De agosto para cá, milhares de pessoas já passaram pelo Viveiro Municipal para garantir sua muda. Segundo o secretário adjunto de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Ricardo Vieira, o local conta com diversas espécies nativas, como a arapiraca, árvore que dá nome a nossa cidade, além de craibeira, pau-brasil, ypês e ypês mirins.
“O objetivo do Arapiraca Verde é reflorestar a cidade, melhorar a qualidade de vida e impulsionar o plantio de espécies que já são da nossa região, como a própria Arapiraca. Reforçamos que nosso viveiro municipal está à disposição de todos que queiram colaborar com essa iniciativa”, disse ele.
Programa Arapiraca Verde vai plantar 100 mil mudas até o centenário
A arborização de uma cidade tem relação direta com a qualidade de vida da população. O Programa Arapiraca Verde é coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, em parceria com as Secretarias de Desenvolvimento Rural, Educação e Esporte, e Serviços Públicos.
Uma das metas principais do Arapiraca Verde é que sejam plantadas cerca de 100 mil árvores nativas em toda a cidade até o centenário, em 2024.
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Simone Romão, uma cidade devidamente arborizada gera diversos benefícios para a população.
“Dentre os principais benefícios, estão a melhoria do conforto térmico, já que as árvores produzem sombra e, por isso, evitam a incidência direta da luz solar; valorização imobiliária; aumento da umidade relativa; diminuição da poluição sonora; prevenção de alagamentos; além do aumento do turismo e dos benefícios ecológicos gerais”, explicou a gestora, que também é arquiteta e urbanísta.
Programa Viver Melhor leva cidadania e dignidade para população em situação de vulnerabilidade social
O programa de maior destaque da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente é o Viver Melhor, que é executado com o apoio de todas as pastas e instituições municipais. O objetivo do programa é atender os anseios da população que vive em situação de vulnerabilidade social.
A iniciativa é levar dignidade e qualidade de vida para os milhares de arapiraquenses que vivem em 18 comunidades da periferia, e que foram escolhidas após uma mapeamento feito pelo comitê gestor do programa.
Com base no diagnóstico, a gestão municipal tem adotado políticas públicas efetivas para a construção de escolas, creches, unidades básicas de saúde, obras de infraestrutura urbana, pavimentação, moradias, entre outras intervenções para melhorar a qualidade de vida da população.
“As obras são muito importantes para a cidade, mas o fundamental é que esses projetos e ações possam mudar para melhor a vida das pessoas’, afirmou o prefeito Luciano Barbosa.
Para a coordenadora executiva do Viver Melhor, Ana Valéria Peixoto, o programa interfere na vida das pessoas, através das iniciativas da prefeitura e do trabalho integrado entre as secretarias.
“Adotamos um método inovador para mudar e fazer avançar os indicadores sociais nas comunidades de maior vulnerabilidade social em Arapiraca. Elencamos dezessete itens e cento e sessenta e nove metas para promover o desenvolvimento sustentável nessas localidades “, revelou.
Segundo ela, neste primeiro momento, mais de 1.500 famílias estão sendo assistidas pelo programa em 2021, sendo 500 na comunidade Caborje, 288 na Mangabeiras, e 790 no Conjunto Frei Damião.
Outras ações
- Licenciamento de mais de 3.000 imóveis do tipo residenciais.
- Licenciamento de mais de 200 imóveis de grande impacto;( hospitais, empresas e fábricas);
- Fortalecimento da participação Social por meio do Conselho Municipal de Meio Ambiente;
- Criação da Comissão para Criar Legislação urbanístico de Loteamento;
- Elaboração de Projetos de grande impacto Urbano social para cidade( escolas, praças, equipamentos sociais e equipamentos de saúde);
- Fiscalizacao Urbanístico e Ambiental para garantir o Ordenamento da cidade em mais de 10 mil imóveis;
- Licenciamento de mais de 3.000 empresas pelo Facilyti;
- Participação no Projeto Agenda Nacional de Desenvolvimento Urbano e Sustentável;
- Retomada do Projeto Sossego Urbano em parceria com a Universidade Federal de Alagoas – Campus Arapiraca;
- Regularização Fundiária de Conjuntos Populares para mais de 283 famílias.
Autor: Erick Balbino