Retrospectiva 2021: Arapiraca aplica mais de 300 mil doses de vacinas contra a Covid-19 e se torna referência nacional
A gestão do prefeito Luciano Barbosa teve início com um grande desafio: vencer a pandemia de coronavírus e vacinar o máximo de arapiraquenses possível. A meta foi superada e Arapiraca segue no caminho certo na proteção do seu povo.
De 21 de janeiro de 2021, quando demos início a Campanha de Imunização contra a Covid-19, até agora, foram mais de 300 mil doses de vacinas aplicadas, o que resultou na redução da transmissibilidade do coronavírus e, consequentemente, a taxa de mortalidade da Covid-19 em Arapiraca.
Todo esse processo foi iniciado com o foco na proteção dos heróis da Saúde Pública e que, durante toda a pandemia, estavam trabalhando ativamente no combate a esse mal que, lamentavelmente, matou mais de 500 arapiraquenses.
O pontapé inicial da vacinação contra a Covid-19 em Arapiraca foi marcado pela emoção e o brilho no olhar dos profissionais de Saúde. A primeira arapiraquense vacinada Jane Dionila da Silva, de 34 anos, que exercia, na época, a função de Manutenção de Ambientes da Unidade Sentinela de Arapiraca.
Para ela, a emoção de ser escolhida como a primeira arapiraquense a receber a vacina contra a Covid-19 foi muito grande. “A Unidade Sentinela se tornou minha segunda casa e ser escolhida como a primeira arapiraquense a receber o imunizante foi uma honra. Graças ao SUS e a dedicação dos profissionais de Saúde, estamos vencendo essa guerra. Agora precisamos olhar para frente com esperança”, disse ela.
Desde então, os profissionais da imunização não mediram esforços para ampliar a aplicação de vacinas. Trabalhando de domingo a domingo, os técnicos de Arapiraca foram responsáveis por dar a dose de esperança a cerca de milhares de arapiraquenses com idades acima dos 12 anos, com ou sem comorbidades.
De acordo com a secretária Municipal de Saúde, Luciana Fonseca, o trabalho desenvolvido pela Saúde Pública de Arapiraca tem sido fundamental para garantir o acesso a vacinação de todos.
“Desde o dia 21 de janeiro, nossa turma da imunização trabalha incansavelmente, de domingo a domingo, abdicando de muito para garantir a aplicação dos imunizantes contra a Covid-19 para todos os arapiraquenses. Gostaria de aproveitar para dar meus parabéns aos profissionais de saúde e agradecer pelo trabalho desempenhado durante toda a pandemia. Viva a Saúde Pública de Arapiraca, Viva ao SUS”, disse a gestora.
Arapiraca é a 4ª melhor cidade do Nordeste em Saúde Pública
A Capital do Agreste alagoano está voltando a crescer e tem muito o que comemorar. A cidade ganhou destaque na área da Saúde Pública e ficou em 4º lugar no ranking Connected Smart Cities 2021.
O conceito de smart cities (ou cidades inteligentes, em português) entende que o desenvolvimento só é atingido quando os agentes municipais compreendem o poder de conectividade entre os setores.
A edição 2021 no Ranking Connected Smart Cities coleta dados e informações de todos os municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes (segundo estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística para o ano de 2019), totalizando 677 cidades, sendo: 48 com mais de 500 mil habitantes, 274 com 100 a 500 mil habitantes, e 349 com 50 a 100 mil habitantes.
O prefeito Luciano Barbosa parabenizou os profissionais de saúde de Arapiraca, principais responsáveis por esta conquista.
“Os profissionais da saúde de Arapiraca sempre foram referência no atendimento e durante a pandemia esse trabalho ganhou ainda mais destaque. Todos estão de parabéns e reafirmo nosso compromisso de oferecer sempre o melhor para a população”, disse o gestor arapiraquense.
Arapiraca é a única cidade alagoana a ser inserida no eixo saúde do Ranking Connected Smart Cities. A Capital do Agreste ficou na 28ª posição levando em consideração todas as cidades analisadas.
Dois dos motivos que colocam Arapiraca em lugar de destaque são o trabalho desenvolvido no combate à pandemia, e o fato de a cidade estar próxima dos 100% de cobertura do Programa Saúde da Família (PSF), o que facilita o acesso à saúde pública por toda a população.
Capacitação profissional constante
Prestar o melhor em assistência em saúde é um dos principais objetivos de Arapiraca. Para isso, a capacitação dos profissionais que atuam na ponta dos serviços é fundamental.
Dentre os cursos que se destaca está a capacitação em Saúde Reprodutiva que, este ano, formou duas turmas, um total de 26 enfermeiros, graças a uma parceria da Prefeitura de Arapiraca com a Universidade Federal Fluminense, Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e Conselho Regional de Enfermagem (Coren/AL).
Durante entrega dos certificados da primeira turma, em julho deste ano, o representante da Universidade Federal Fluminense, professor Valdecyr Herdy Alves, parabenizou a gestão do prefeito Luciano Barbosa pela iniciativa pioneira em Alagoas e, também, na Região Nordeste pela oferta do curso de especialização para os profissionais da rede municipal de saúde.
“É uma iniciativa, na área da saúde reprodutiva das mulheres, por meio da formação continuada de enfermeiros e enfermeiras, na utilização do dispositivo ultra-uterino, o DIU, serve de exemplo para todo o Brasil”, acrescentou.
A coordenadora do curso, enfermeira Maria Luiza Bezerra, falou do sonho realizado, juntamente com o enfermeiro Eduardo Araújo, em trazer a especialização para a rede pública em Arapiraca.
O presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren/AL), Reneé Costa, também enalteceu a gestão do prefeito Luciano Barbosa e da secretária municipal de Saúde, Luciana Fonseca. “Estamos escrevendo uma nova história na saúde da mulher e na história da enfermagem”, destacou.
A representante do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Dannyelly Alves, disse que o motivo é de muita alegria e satisfação fazer do momento, com a entrega dos certificados e da conclusão do curso, que teve carga de 80 horas com aulas práticas e teóricas.
Autor: Erick Balbino