Novembro Azul e Roxo: Arapiraca une forças no combate ao câncer de próstata e à prematuridade
No mês de novembro, duas campanhas nacionais são encabeçadas. Trata-se do Novembro Azul, que tem o objetivo de conscientizar os homens sobre a diabetes e as doenças masculinas, principalmente o câncer de próstata; e o Novembro Roxo, que tem como objetivo o combate à prematuridade.
Em Arapiraca, as pautas serão debatidas juntas, buscando uma maneira de dinamizar o processo em alusão ao mês e unir forças na divulgação das ações de prevenção.
Novembro Azul
Realizada mundialmente, a campanha tem como público-alvo os homens e o foco na prevenção e combate ao câncer de próstata, tão negligenciado no Brasil.
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens e é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas.
“No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo o instituto. E a maioria dos casos poderia responder positivamente ao tratamento, caso fossem descoberto precocemente. Por isso é tão importante propagar informações acerca do tema”, explicou o coordenador da Saúde do Homem, Marinaldo Nogueira.
A bandeira Azul também é associada ao Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, e foi concedida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para chamar a atenção sobre a necessidade do controle e prevenção da doença que, apesar de poder ser evitada em 70% dos casos, atinge mais de 14,3 milhões de pessoas no Brasil – o 4º país em incidência – e mais de 400 milhões no mundo.
Novembro Roxo
No mês de novembro comemora-se mês da Prematuridade. O dia 17 de novembro foi definido como Dia da Prematuridade e é celebrado em mais de 50 países com a finalidade de chamar a atenção para este problema de extrema significância, tão impactante na mortalidade infantil, e que atinge mais de 15 milhões de bebês em todo o mundo.
De acordo com a coordenadora de Saúde da Criança, Irly Valeriano, o Brasil é o 10º país com mais partos prematuros no mundo.
“O roxo simboliza sensibilidade e individualidade, características que são muito peculiares aos prematuros. O roxo também significa transmutação, ou seja, mudança; a arte de transformar algo em outra forma ou substância, transformação. Discutir estratégias para a prevenção da prematuridade é fundamental para a saúde das crianças”, explicou ela.
No Brasil, nascem cerca de 340 mil bebês prematuros a cada ano, crianças que vem ao mundo antes que a 37ª semana de gestação seja atingida. Este é o marco que define o momento em que estariam maduros o suficiente para uma vida extra-uterina saudável, logo são extremamente vulneráveis e dependentes de um cuidado adequado e seguro.
Em 2021, o slogan da campanha nos traz a temática: “Separação Zero. Aja Agora! Mantenha pais e bebês prematuros juntos.” Temática relevante e de extrema importância, principalmente por todos que trabalham com o acolhimento de diversas famílias e seus bebês. Principalmente sabendo que essa separação não fere somente o direito familiar, mas também interfere na recuperação do bebê e até mesmo no último adeus de pai e filhos.
Sugerimos também que no dia 12 de Novembro seja adotada a cor azul em vestes ou acessórios dos servidores em alusão ao Novembro azul. E no dia 19 de Novembro seja adotada a cor roxa em vestes ou acessórios dos servidores em alusão ao Novembro roxo.
Autor: Erick Balbino