Black Friday: Procon Arapiraca intensifica fiscalização e adere Campanha Sem Asterisco
O termo “Black Friday” denomina o dia em que é iniciada a temporada de grandes promoções e descontos oferecidos por inúmeras lojas.
Mesmo sendo um período de grande destaque no comércio, o Procon Arapiraca, órgão de defesa do consumidor alerta o público sobre algumas práticas que ainda são realizadas para ganhar vantagem em cima dos clientes.
Com o objetivo de verificar a correta precificação dos produtos, a “maquiagem” dos preços e esclarecer dúvidas, o órgão intensificou as fiscalizações no comércio.
A equipe esteve realizando uma operação em lojas do shopping e do centro de Arapiraca.
De acordo com o coordenador executivo do órgão, João Pedro, o Procon pretende realizar vistorias para verificar o valor correto dos produtos, a possível ‘maquiagem’ de preços e outros aspectos rotineiros.
“A maquiagem de preço é um aumento praticado por algumas empresas antes do dia programado para a Black Friday, criando um desconto que, na verdade, não é real. Com isso, o consumidor é induzido a comprar um produto pensando estar levando vantagem, quando não passa de um desconto usual. Também faremos o acompanhamento dos preços em sites eletrônicos, para analisar eventuais fraudes, além do cumprimento da legislação vigente para a oferta de produtos de maneira virtual”, disse João Pedro.
As denúncias podem ser realizadas para (82) 98213-9046 ou 3522-1010.
Campanha Sem Asterisco
O Procon Arapiraca aderiu o movimento que convida as marcas a repensar a forma de se comunicar com os clientes – a abolir as letras miúdas e os asteriscos que escondem as meias-verdades, a Campanha Sem Asterisco.
Em Arapiraca, ela é encabeçada pela Vancouver e foi aderida por empresas arapiraquenses, a exemplo do Pub Treze, Energy, Anhanguera, Move e Doutor do Smartphone.
A iniciativa combate o problema que é a informação colocada no cantinho ou no rodapé em letras miúdas é, na maioria das vezes, muito importante para quem está lendo e pouco conveniente para a empresa que está anunciando. E assim, de asterisco em asterisco, o cliente compra um produto ou assina um serviço sem entender bem aquilo que está levando.