Arapiraca fará parte de projeto nacional de segurança viária
Projetar as vias urbanas para dar mais segurança e conforto aos pedestres e usuários de qualquer meio de transporte. Com esse propósito, o município de Arapiraca fará parte de projeto nacional de segurança viária, com a implantação do projeto Ruas Completas, que tem com foco central o urbanismo com sustentabilidade e na qualidade de vida das pessoas, nas suas diversas formas de deslocamento na cidade.
Para tanto, nesta quinta-feira (18), o prefeito Luciano Barbosa participou de reunião para debater novos projetos voltados para a segurança viária e urbanismo com sustentabilidade.
A secretária de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Simone Romão; os secretários de Governo, Yale Fernandes, e de Articulação Política, José de Macedo; o gestor de Mobilidade Urbana do município de Campo Alegre, Deynes Rolim; o chefe de Engenharia do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AL), Antônio Monteiro, e a assessora técnica da SMTT de Arapiraca e integrante do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran/AL), Elis Chaves, representou o superintendente da SMTT de Arapiraca, Josenildo Souza, no encontro.
Ruas Completas
Na reunião, o chefe de Engenharia do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AL), Antônio Monteiro, adiantou o município de Arapiraca foi selecionado para representar o estado de Alagoas, na próxima terça-feira (23), em seminário nacional organizado pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e Ministério da Saúde para debater estratégias de promoção da saúde no trânsito.
A secretária de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, a arquiteta e professora universitária Simone Romão, participará da sala temática para debater o projeto Ruas Completas, com a proposição de repensar e colocar em prática, juntamente com a SMTT e demais órgãos e secretarias municipais, um novo desenho viário que priorize mais as pessoas numa rede de transporte mais eficiente e segura.
A secretária será uma das debatedoras, levando à discussão os desafios que a mobilidade segura e sustentável encontra na prática da gestão cotidiana em Arapiraca.
“É uma honra poder representar Arapiraca num encontro tão importante a nível nacional e sobre um assunto pertinente quando o assunto é gestão pública. Agradeço à Opas pelo convite e convido aos arapiraquenses que quiserem participar para realizarem a inscrição no link do evento, que vai acontecer de forma híbrida”, disse a secretária.
A participação de Arapiraca no seminário será na terça-feira (2), a partir das 11 horas. Para acessar a plataforma, é só realizar o cadastro no link abaixo:
WEBINAR – POLÍTICA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE
Autor: Erick Balbino