Outubro Rosa: Ações de Saúde beneficiam moradores da comunidade Mulungu
A luta contra o câncer de mama e de colo do útero não pode parar. Nesta quarta-feira (6), as ações de saúde em alusão à Campanha Outubro Rosa “invadiram” a comunidade Mulungu, beneficiando os moradores locais, com foco na saúde das mulheres.
Dentre os serviços que foram levados à comunidade, localizada na zona rural de Arapiraca, estão: atendimentos médicos, citologias, marcação de mamografia, testes rápidos, medição de pressão arterial e glicose, dentre outros.
A ação foi organizada pelas coordenações de Promoção à Saúde e Saúde da Mulher, graças a uma parceria com a Unidade Básica de Saúde (UBS) que atende a comunidade.
De acordo com a coordenadora de Saúde da Mulher, Epoliana Garrote, a programação do Outubro Rosa foi montada com o objetivo de levar informações acerca da campanha para todas as mulheres de Arapiraca, da zona urbana a zona rural.
“Hoje estivemos na comunidade Mulungu, mas a campanha está rolando de forma descentralizada em todas as Unidades Básicas de Saúde. É muito importante que as mulheres arapiraquenses que fazem parte das faixas etárias procurem os serviços de saúde para realizarem os exames de investigação. O câncer não espera: previna-se”, disse a coordenadora.
As Unidades Básicas de Arapiraca estão disponíveis para receberem as mulheres para a realização de mamografias (para aquelas com idade entre 50 e 69 anos) e citologia (para aquelas com idades entre 24 e 64 anos).
Autor: Erick Balbino