Mês do Idoso: Arapiraca conta com serviços de combate à violência contra os mais velhos
Arapiraca conta com diversos serviços de combate à violência contra a pessoa idosa, principalmente vinculados a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, via Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas).
Através do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi), o Município realiza apoio, orientação e o acompanhamento dos idosos em situação de ameaça ou violação de direitos.
De acordo com a coordenadora do Paefi em Arapiraca, Izabela Ferreira, o serviço compreende atenções e orientações direcionadas para a promoção de direitos, a preservação e o fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e sociais, e para o fortalecimento da função protetiva das famílias diante do conjunto de condições que as vulnerabilizam e/ou submetem a situações de risco pessoal e social.
“Através do Creas, os idosos são protegidos de situações de violência física, psicológica, sexual, explicação comercial e patrimonial, além de situações de negligência, maus tratos, abandono e outras violações”, explicou a coordenadora, destacando que o serviço faz parte da proteção especial da média complexidade do Sistema Único de Assistência Social (Suas).
Nos últimos cinco anos, o serviço municipal acompanhou mais de 100 idosos de Arapiraca. A atuação do Paefi dura até a situação de violência ser superada ou a vítima ser institucionalizada.
A sede do Creas de Arapiraca fica localizada na rua Minervina Francisca da Conceição, no bairro Santa Esmeralda.
Casa de Direitos
Arapiraca conta, ainda, com uma nova instituição que também exerce um trabalho muito importante em defesa da pessoa idosa. Trata-se da Casa de Direitos, que funciona na rua João Paulo II, 50, no bairro Alto do Cruzeiro, e é mantida pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev).
Autor: Erick Balbino