Dia Internacional do Idoso: garantir o envelhecimento com qualidade de vida é uma prioridade do município
“Saber envelhecer é a grande sabedoria da vida”. A frase do filósofo sueco Henri-Frédéric Amiel gera uma série de reflexões sobre a importância de chegar a chamada senilidade com qualidade de vida. Nesta sexta-feira, dia 1º de outubro, o mundo celebra a dádiva que é envelhecer.
Neste Dia Internacional do Idoso, a Prefeitura de Arapiraca celebra a vida depois dos 60 anos e ratifica seu compromisso em garantir o envelhecimento com qualidade de vida, através dos diversos serviços ofertados pelo município, principalmente nas áreas de Saúde, Assistência Social, Educação e Cultura.
Arapiraca é uma das poucas cidades a contar com um Conselho Municipal dos Direitos e Proteção do Idoso, uma instituição muito importante na luta pelos direitos desta parcela da população.
No Brasil, a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa (PNSPI) foi instituída pela Portaria nº 2.528/2006, e estabelece como meta a atenção integral à saúde da pessoa idosa e considera a condição de funcionalidade como um importante indicador de saúde desta população.
De acordo com a coordenadora Municipal de Doenças Crônicas, Juliane Bispo, que é ex-presidente do Conselho de Direitos e Proteção à Pessoa Idosa, a PNSPI tem como principal objetivo promover, manter e recuperar a autonomia e a independência dos indivíduos idosos, direcionando medidas coletivas e individuais de saúde, em consonância com os princípios e as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Todo brasileiro com 60 anos ou mais é alvo dessa política, que é inserida no serviço através da Rede de Atenção à Saúde, via Atenção Básica, com a continuidade na Rede Especializada e Terciária, garantindo a gestão compartilhada do cuidado”, explicou a enfermeira.
A coordenadora de Saúde do Idoso de Arapiraca, Rafaella Nóbrega, ratificou a importância do acesso do idoso aos serviços municipais, destacando o trabalho da prefeitura nesta garantia.
“Durante o período de pandemia, muitos dos nosso serviços precisaram ser interrompidos devido o público-alvo ser o principal acometido pelos casos graves da Covid-19. Agora, com a vacinação e a diminuição dos casos em Arapiraca, estamos retomando, aos poucos, com alguns desses serviços”, disse Rafaella.
Ainda segundo a coordenadora, as principais diretrizes da política voltada pra população idosa são: promoção do envelhecimento ativo e saudável; estímulo às ações intersetoriais, visando à integralidade da atenção; provimento de recursos capazes de assegurar qualidade da atenção à saúde da pessoa idosa; estímulo à participação e fortalecimento do controle social; formação e educação permanente dos profissionais de saúde do SUS na área de saúde da pessoa idosa; divulgação e informação sobre a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa para profissionais de saúde, gestores e usuários do SUS; promoção de cooperação nacional e internacional das experiências na atenção à saúde da pessoa idosa; e apoio ao desenvolvimento de estudos e pesquisas.
Serviços de Proteção Social Básica para Idosos
A Política de Assistência Social também se destina aos idosos e é desenvolvida através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Confira abaixo, alguns dos principais serviços de Proteção Social Básica para Idosos:
Programa de Atendimento Integral à Família (Paif) – Realizado nos CRAS
- Atendimento e orientação social e psicológico;
- Orientações sobre benefícios socioasistenciais;
- Encaminhamentos para benefícios socioasistenciais;
- Encaminhamentos para outros serviços socioasistenciais e outros setores e políticas sociais.
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) -Realizado nos CRAS
- Atividades coletivas com grupos de idosos.
Cadastro Único – realizado no posto de atendimento que funciona temporariamente no Memorial da Mulher
- Inscrição no cadastro único para programas sociais do Governo Federal;
- Carteirinha de transporte interestadual.
Instituto Municipal de Previdência Social
Outro órgão muito importante para Arapiraca é o Instituto Municipal de Previdência Social (Imprev), que está diretamente ligado à qualidade de vida dos servidores públicos municipais que estão fora da atividade.
Desde 2015, o local segue atuando com uma grande missão: cuidar dos nossos aposentados e pensionistas. Esta é uma responsabilidade séria e cheia de desafios, mas que é feita com zelo, amor, cuidado e dedicação.
Toda a equipe está empenhada em garantir segurança e confiabilidade para quem já contribuiu tanto para o desenvolvimento de Arapiraca.
A sede do órgão fica localizada na Rua Padre Jéferson de Carvalho, 191, bairro Alto do Cruzeiro.
Autor: Erick Balbino