1 de outubro de 2021

Arapiraca abre programação do Outubro Rosa em solenidade realizada no Memorial da Mulher

Fotos: Pablício Vieira/Ascom Arapiraca

Intensificar as ações de conscientização e prevenção ao câncer de mama e ao câncer de colo do útero é a premissa da Campanha Outubro Rosa, que teve sua abertura em Arapiraca realizada nesta sexta-feira (1º), no Memorial da Mulher Deputada Ceci Cunha, no bairro Alto do Cruzeiro.

Em seu discurso durante a solenidade de lançamento da campanha, a secretária Municipal de Saúde, Luciana Fonseca, destacou a importância do autocuidado para prevenção dessas doenças, salientando que as mulheres não precisam ter medo.

“Nossas Unidades Básicas de Saúde estão abertas de janeiro a janeiro e disponíveis para que essas mulheres possam realizar seus exames de mamografia e citologia. Viva o SUS, que garante tratamento gratuito, viva às mulheres e à campanha Outubro Rosa”, disse ela.

Emocionada, a coordenadora de Saúde da Mulher, Epoliana Garrote, responsável pela programação do Outubro Rosa, agradeceu a parceria para a realização da campanha e reforçou a convocatória para que as mulheres procurem as UBSs para realizar os exames de rastreio.

“Esses exames são realizados durante todo o ano, mas devido à campanha nacional de prevenção ao câncer de mama e ao câncer de colo do útero, a convocatória se faz necessária. É muito importante salientar que a doença pode ser tratada, principalmente quando se descobre precocemente”, informou a enfermeira.

Exames de mamografia são disponibilizados gratuitamente para as mulheres com idade entre 50 e 69 anos; já a citologia é destinada para as mulheres com idade entre 24 e 64 anos.

A importância do tratamento precoce foi assunto debatido também pela coordenadora da Rede de Oncologia, enfermeira Joana d`Arc. Segundo ela, infelizmente muitas mulheres sofrem complicações por descobrirem a doença em estado avançado.

“Arapiraca realiza o tratamento integral do câncer de mama e do câncer de colo do útero, mas para garantir sucesso ele precisa ser iniciado o quanto antes. É muito importante que as mulheres arapiraquenses procurem os exames. Isso também é uma demonstração de autocuidado e amor próprio”, explicou Joana.

A solenidade foi marcada por muita emoção, principalmente durante o depoimento da gerente da UBS do bairro Planalto, Nathália Araújo, que é ex-paciente oncológica de Arapiraca.

O evento também contou com a presença do presidente do Conselho Municipal de Saúde, enfermeiro Eduardo Araújo, da vereadora dra. Fany Peixoto, além dos secretários Wellington Magalhães, Ivana Carla, Fabrícia Galindo, Mônica Nunes, e técnicos da Secretaria de Saúde.

Autor: Erick Balbino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *