Alunos do município participam do Sistema de Avaliação Educacional de Alagoas
Desenvolver a Educação Básica é uma prioridade para a gestão do prefeito Luciano Barbosa, afinal o futuro de Arapiraca depende da qualidade do ensino ofertado às crianças. Nesta quinta (21) e sexta-feira (22), os alunos da Rede Municipal estão participando do Sistema de Avaliação Educacional de Alagoas (Saveal), promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Semed).
Atualmente, o sistema é composto por duas avaliações: a Avaliação da Rede Estadual de Alagoas (Areal), implantada em 2012 em parceria com o CAEd/UFJF, e a Prova Alagoas.
Para a secretária Municipal de Educação e Esporte, Ivana Carla, o bom desempenho nos índices educacionais é muito importante para alimentar a autoestima dos estudantes e ajudar o município a receber novos recursos para investimentos no setor.
“O Saveal servirá de parâmetro para guiar o trabalho que será desempenhado pela prefeitura. Além de avaliar as escolas municipais, os sistema também ajuda a entender quais os fatores que podem estar atrapalhando o desenvolvimento dos estudantes”, disse a gestora.
O Sistema de Avaliação Educacional de Alagoas (Saveal) foi criado em 2001 e promove avaliações de Língua Portuguesa e Matemática, voltadas para mensurar o desempenho dos alunos das redes públicas e privadas do Sistema Estadual de Educação.
Em Arapiraca, 7.672 estudantes estão sendo avaliados, sendo 2.708 do 2º Ano do Ensino Fundamental, 3.061 do 5º ano, e 1.903 do 9º ano. São 53 instituições de ensino municipal participando.
Autor: Erick Balbino