Alunos da EJA participam de inserção em astronomia durante Semana Mundial do Espaço
Além de dar uma segunda oportunidade, a Educação para Jovens e Adultos é responsável por proporcionar aos estudantes uma imersão intelectual muito importante. Os arapiraquenses que estudam na modalidade na Escola Municipal João Batista Pereira da Silva, do bairro Planalto, e na Escola Municipal Domingos Lopes, na Canafístula, puderam participar da Primavera Astronômica, uma ação que faz parte da Semana Mundial do Espaço e da 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
Inserção no mundo da astronomia para os alunos da Rede Municipal de Educação é uma das premissas do Planetário e Casa de Ciência de Arapiraca, localizada na Orla da Perucaba.
Para a secretária Municipal de Educação e Esporte, Ivana Carla, a atividade é muito importante, principalmente por estar sendo desenvolvida também com os jovens e adultos da rede municipal. Segundo ela, por se tratarem de pessoas que estão retomando os estudos, a rotina pedagógica precisa receber incrementos que se destaquem.
“Os alunos do EJA têm particularidades que precisam ser levadas em consideração ao se montar o cronograma de estudos. Essa atividade extracurricular encanta e entusiasma os estudantes, que tendem a permanecer em sala de aula”, explicou a gestora.
O diretor do Planetário, e responsável pelas atividades da Semana Mundial do Espaço, Jhonatan Neves, informou que as atividades com viés científico se caracterizam como uma estratégia pedagógica importante para instigar o conhecimento dos alunos da Rede Municipal, tanto na modalidade regular quanto na EJA.
“Os alunos receberam uma explanação sobre Ciência e Tecnologia, e, posteriormente, assistiram a uma apresentação sobre a história do Planetário e Casa da Ciência por meio de teatro de fantoches. Além disso, a ação contou ainda com oficina pedagógica do projeto Brinca Ciência e, para finalizar as atividades da noite, uma palestra sobre telescópios e a esfera celeste”, explicou Jhonatan.
É importante destacar que Arapiraca é o único município de Alagoas a participar este ano da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Nessa edição, houve a parceria com a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações para realização das ações.
Autor: Erick Balbino