Idosos que vivem em instituições de longa permanência recebem dose de reforço de vacina contra a Covid-19
Os idosos que vivem em Instituições de Longa Permanência, a exemplo da Casa dos Velhinhos e do Lar Antônio Jorge, foram os primeiros a receberem a terceira dose da vacina contra a Covid-19, conhecida como Dose de Reforço.
A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde deu início nesta quinta-feira (23) à aplicação, que é destinada a idosos com 70 anos ou mais e à população imunossuprimida independente da idade.
Os idosos com mais de 70 anos que tomaram a segunda dose (ou a dose única) há 180 dias ou mais já podem procurar um dos postos de vacinação contra a Covid-19 para receberem a dose de reforço.
Os imunossuprimidos que tomaram a segunda dose (ou dose única) há 28 dias ou mais também podem procurar um dos postos para receber a terceira dose, chamada, neste caso, de dose adicional.
Obs.: Estão aptos a receber a dose adicional (imunossuprimidos), os arapiraquenses que se encaixam nos seguintes critérios:
- Imunodeficiência Primária Grave;
- Quimioterapia para Câncer;
- Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH);
- Pessoas vivendo com HIV/Aids;
- Uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias;
- Uso de drogas modificadoras da resposta imune (vide tabela 1);
- Pacientes em hemodiálise;
- Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).
Arapiraca conta com três postos de vacinação, localizados no Sesc Arapiraca, Drive Thru do Arapiraca Garden Shopping, e Ginásio da Escola Pedro Reis. Todos funcionam em horário unificado, das 9h às 16h.
Para mais informações, confira matéria publicada nessa quarta-feira (22):
Autor: Erick Balbino