Enfermeiro arapiraquense ensina como pacientes diabéticos devem utilizar as canetas aplicadoras de insulina
Tendo em vista a mudança dos equipamentos de aplicação de insulina humana NPH e insulina humana regular em todo o âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), a Prefeitura de Arapiraca , através da Secretaria Municipal de Saúde, convidou o enfermeiro Daniel Cajueiro para ensinar como devem ser utilizadas as canetas de aplicação.
Daniel é diabético tipo 1 e insulinodependente desde a infância e já utiliza as canetas aplicadoras há vários anos.
Confira o tutorial de aplicação abaixo:
Os enfermeiros que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) participaram de uma reunião remota sobre o assunto, para poderem orientar seus pacientes sobre o funcionamento das canetas. O encontro virtual contou com a participação da farmacêutica Ana Renata Leandro, que explicou sobre o uso e as especificidades do armazenamento.
Cada paciente receberá as canetas aplicadoras, que contém 3,33ml de insulina cada, e as agulhas de 4mm.
Por ser um novo método de aplicação, as canetas precisam ser cuidadas de forma diferente. De acordo com as orientações da fabricante, a insulina que não está sendo usada deve ser conservada sob refrigeração (temperatura entre 2º C e 8º C), longe do congelador. Já a insulina que estiver em uso não deve ser conservada no refrigerador. Após aberta, recomenda-se guardar a caneta em temperatura ambiente (entre 15º e 30º) por até seis semanas.
Além disso, é importante ressaltar que as insulinas não devem ser compartilhadas pois pode levar à infecção cruzada, mesmo com a troca de agulhas para casos de administração de urgência.
Autor: Erick Balbino