Com tema “Lixo Zero”, Ecobrisa sedia 6ª edição do Acampamento Cultural
A Associação de Mulheres do Residencial Brisa do Lago, em parceria com a Prefeitura de Arapiraca, realizou a 6ª edição do Acampamento Cultural do Ecobrisa.
Com tema “Lixo Zero”, o evento contou com a colaboração do Sesc Arapiraca, da Defensoria Pública de Alagoas e o ateliê Crieolaria, e com o apoio financeiro do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura, via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial do Ministério do Turismo, e Governo Federal.
O Conjunto Habitacional Brisa do Lago, onde foi realizado o acampamento, tem uma área de conservação ambiental equivalente a 18 hectares, apelidada pelos moradores de ecobrisa.
Para a coordenadora do acampamento, Fátima Santos, o objetivo é transformar o local em um parque ecológico para a conservação da fauna e da flora. “Esta é a nossa sexta edição. Nosso acampamento é um evento ambiental, cultural, social e turístico, aberto a toda a sociedade”, explicou dona Fátima.
Com foco na diminuição do lixo descartado, o encontro gerou uma reflexão sobre o que pode ser feito para minimizar o impacto ambiental diário dos lares arapiraquenses.
Para isso, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e a Secretaria Municipal de Serviços Públicos, encaminharam técnicos da pasta para conversar com os campistas sobre o tema.
A bióloga Edione Araújo falou sobre a importância da preservação do ecobrisa e apresentou um planejamento para reflorestamento da área.
Já a engenheira sanitarista Patrícia Albuquerque, falou sobre a importância da separação do lixo para melhoria da qualidade de vida de toda a população.
Apresentações Culturais
Valorizar a cultura local é essencial. Por isso, a secretaria de Cultura, Lazer e Juventude contribuiu com o projeto e agregou a programação com algumas apresentações.
O mestre Elias e guerreiro Asa Branca e o pastoril Jesus Misericordioso se apresentaram durante o final de semana, além deles, o ponto de leitura da Casa da Cultura com a participação do escritor e contador de história, Leandro Oliveira, encantaram o público.
O secretário da pasta, Wellignton Magalhães, destacou a importância da valorização cultural e do evento. “Estamos vivendo um novo momento para a cultura arapiraquense. O Ecobrisa vem contribuindo para isso com essa programação e é uma honra para nós em poder participar. A cultura incentiva na construção da sociedade e fomentar o desenvolvimento do município”, disse ele.
Autor: Erick Balbino e Lohuama Alves