Bicampeão da São Silvestre na categoria baixa visão, Josivan Guedes se destaca nas corridas de rua por todo o Brasil
O esporte é uma válvula de escape, ele é o combustível para uma vida mais saudável!
É através dele que muitos esquecem dos problemas diários e aproveitam o momento para curtir a paisagem, para se desprender das preocupações.
Para Josivan Guedes, de 52 anos, o esporte transcende e ultrapassa barreiras e fronteiras. Literalmente!
Entusiasta das corridas de rua desde a infância, foi apenas aos 38 anos que Josivan deu seus primeiros piques profissionais, e desde então não parou mais, esforçando-se em cada competição e carregando o nome de Arapiraca para as mais longínquas cidades desse enorme Brasil.
Entre corridas e maratonas, muitos quilômetros foram percorridos, números incalculáveis, porém, com resultados expressivos, de total significância, contemplando o atleta arapiraquense com pódios, medalhas e troféus.
Josivan compete em alto nível, e não deixa as suas limitações afetarem seu desempenho. Ele tem apenas 25% da visão, mas isso não o impede de competir, de dar o seu melhor.
São 11 maratonas no currículo, sendo quatro delas em Alagoas, seis em Pernambuco e uma em São Paulo, todas elas disputando no pelotão de elite.
Suas competições mais importantes são as São Silvestres. São quatro participações, sendo duas delas na categoria “Baixa Visão”, prova disputada com auxílio de guia, vencida duas vezes, ocupando o lugar mais alto do pódio.
Ao lado de sua esposa, Josivan Guedes está com as malas prontas para mais uma competição, dessa vez na cidade de Belo Jardim, em Pernambuco, no próximo domingo (26). Em seguida, retorna para Arapiraca para a disputa da Perucaba Run, no dia 3 de outubro.
“São competições pontuais e que venho encarando também como preparatório para mais uma São Silvestre. Vou continuar treinando, competindo e correndo atrás dos resultados. Essa é a minha vida, nasci pra correr e fiz das corridas a minha vida. Eu realmente amo o que faço”, destacou o atleta.
Inspiração
Das corridas de rua para a natação adaptada!
Inspiração para muitos jovens, Josivan tem dentro de casa um dos motivos para continuar seguindo em frente.
Seu filho, Alex Guedes, tem paralisia cerebral, mas assim como o pai não se deixou abater por suas limitações, e segue competindo na natação adaptada, por meio do Projeto Mão na Roda, que conta com o apoio da Prefeitura de Arapiraca.
“Com os empenhos do prefeito Luciano Barbosa estamos incentivando nossos atletas. Alex treina com o nosso professor Rodolfo Calmon, do Projeto Mão na Roda, e os resultados estão aparecendo. Sigamos em frente em busca de mais!”, destacou o superintendente de Esporte, Benilton Rodrigues de Oliveira.