Prefeitura realiza apresentações em alusão ao mês do Folclore
Buscando garantir a valorização e o fortalecimento das manifestações culturais que têm suas raízes nas tradições populares, a prefeitura de Arapiraca, através da secretária de Cultura, Lazer e Juventude, realizou uma programação em alusão ao mês do Folclore.
Neste domingo (22), o Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves recebeu uma roda de capoeira do grupo Água de Beber da Mangabeira e Maculelê, coordenado pelo Lázaro, professor arapiraquense.
O secretário Wellington Magalhães afirmou que a Associação Federativa de Capoeira de Alagoas, através do Ponto de Cultura Capoeira Construindo Cidadania em parceria com a Cáritas Diocesana de Penedo vem atuando nas comunidades Senador Teotônio Vilela, Caititus e Mangabeira. “Esses grupos já vem ajudando a resgatar essa cultura e hoje, em parceria com eles, realizamos uma roda de capoeira e de maculelê, comemorando o Dia do Folclore”, declarou ele.
Cerca de 40 crianças, adolescentes e jovens participaram das apresentações. Mensalmente, as atividades acontecem duas vezes na semana durante a noite momento e é aberto ao público seguindo os protocolos de higiene sanitária.
“A capoeira tem sido uma política pública ofertada as crianças e adolescentes dessas comunidades acima citada através dos esforços de educadores sócias e familiares dos assistidos e estamos dando todo o suporte durante as apresentações”, concluiu o secretário.