Prefeitura é parceira no primeiro Núcleo de Economia Criativa do Programa Empreender
Arapiraca é o primeiro município alagoano a formar um Núcleo de Economia Criativa pelo Programa Empreender no Estado de Alagoas.
O núcleo oficialmente iniciou suas atividades na terça-feira (24), no auditório do Sebrae, com a presença do gerente-adjunto da unidade Arapiraca, Arestides Minervino, da coordenadora do Programa Empreender, Pauline Reis, da coordenadora estadual do Programa Empreender da Federação das Associações Comerciais de Alagoas (FEDERALAGOAS), Cléa Carvalho e representantes da gestão municipal, o secretário de Cultura, Lazer e Juventude, Wellington Magalhães e, a superintendente da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDETUR), Tânia Núbia.
O núcleo é formado por representantes de artes cênicas, fotografia, audiovisual, grupos de danças, artesanato, cultura nerd, mídia impressa, produtores culturais, entre outros segmentos que também constituem o universo cultural da maior cidade do interior de Alagoas.
O secretário Wellington Magalhães ressaltou a parceria da gestão municipal com o Programa Empreender para a viabilizar ações que fomentem o aquecimento na cadeia produtiva da economia criativa, na qual também está inserida a Cultura.
A superintendente Tânia Núbia afirmou que a SMDETUR também está à disposição do Programa Empreender, no Núcleo de Economia Criativa e nos demais núcleos que serão formados, e que a Casa do Empreendedor também está para contribuir no que for necessário.
Segundo Arestides Minervino, o Sebrae, a ACISA e a FEDERALAGOAS estão empenhados em trabalhar núcleos setoriais para gerar benefícios para as empresas participantes por meio de capacitações, seminários, palestras, workshop entre outras atividades necessárias para o desenvolvimento empresarial.
O Programa Empreender está no Brasil há mais de vinte anos, por meio da Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB) e do Sebrae, promovendo a cultura associativista.
No estado, a FEDERALAGOAS, com as associações comerciais dos municípios, e o Sebrae apoiam o microempreendedor individual (MEI), a microempresa (ME) e a Empresa de Pequeno Porte (EPP) por dois anos através de núcleos setoriais.
Em Arapiraca, até o final do ano, cinco núcleos serão formados e até cento e cinquenta empresas terão esse acompanhamento para, através da cooperação, agregar valor ao processo produtivo e vantagens competitivas no mercado.
Texto: Lourdes Rizzatto – Cortesia