Prefeitura desenvolve trabalho de avaliação e monitoramento dos leitos hospitalares mantidos pelo SUS
A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, tem intensificado o trabalho junto aos hospitais da cidade que possuem leitos de Urgência e Emergência. O trabalho tem o objetivo de aproximar a gestão municipal das coordenações hospitalares, tendo em vista que Arapiraca é a cidade base da 2ª Macrorregião de Saúde.
A comissão, formada pela secretária Municipal de Saúde, médica infectologista Luciana Fonseca, e por membros das superintendências de Atenção à Saúde e de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria, tem percorrido, desde o início de agosto, alguns hospitais da cidade devido à preocupação com a superlotação nas portas de entrada dessas instituições.
De acordo com a coordenadora da Rede de Atenção as Urgências e Emergências, enfermeira Pollyana Vasconcelos, a equipe também é formada por sete enfermeiros e três fisioterapeutas.
“A comissão realiza visitas diárias aos serviços de referência para avaliar e intervir junto a eles nas principais demandas percebidas. É um trabalho de parceria muito importante para melhorar a qualidade do serviço fornecido à população de Arapiraca e região”, disse a enfermeira.
Fora visitados o Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, que é porta de entrada clínica; o Hospital de Emergência Daniel Houly, que é porta de entrada para traumas; o Complexo Hospitalar Manoel André (Chama), que possui leitos de retaguarda, de UTI e UTI pediátrico, de cardiologia clínica e UTI cardíaca.
“Com o monitoramento desses hospitais, nós estamos firmando parcerias que tem o objetivo de identificar as fragilidades assistenciais da rede, ajudando a organizar os fluxos desses serviços, melhorando os protocolos e processos de trabalho, garantindo assim uma assistência hospitalar segura, qualificada, resolutiva e humanizada”, explicou a secretária Luciana Fonseca.
Autor: Erick Balbino