Arapiraca cria comitê do Prodeter para fazer avançar mais a agricultura familiar
Programa é ligado ao Banco do Nordeste com a participação do governo municipal e entidades representativas dos agricultores
Davi Salsa (Ascom Arapiraca)
Com o propósito de fortalecer a cadeia produtiva local, e fazer avançar as ações de fomento na agricultura familiar, foi criado em Arapiraca o Comitê do Prodeter.
O Programa de Desenvolvimento Territorial
é uma estratégia do Banco do Nordeste (BNB) para contribuir com o desenvolvimento local e territorial, por meio da organização, fortalecimento e elevação da competitividade das atividades econômicas da região.
As ações também incluem incorporar inovações tecnológicas em atividades produtivas, promover articulação de políticas públicas para o desenvolvimento local e territorial, promover financiamento integrado e orientado das atividades produtivas e potencializar a cooperação dos agentes institucionais e econômico no processo de desenvolvimento local e territorial.
Em reunião ocorrida na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, representantes de várias instituições deliberaram a formação do Comitê do Prodeter em Arapiraca.
A composição tem integrantes da Facomar,
COMRURAL, Unicafes
Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Emater/AL,
Ufal e
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, tendo como membro do COMRURAL e coordenador do Prodeter, José Márcio, e no município o secretário adjunto de Desenvolvimento Rural, Elielton. Amaralcomo vice-coordenador.
Depois de alguns debates do comitê, realizados na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, foi definida a cultura a se trabalhar no Prodeter, no município de Arapiraca, a mandiocultura.
Autor: Davi Salsa