Prefeitura leva ações de combate às hepatites virais a hospitais de Arapiraca
A Prefeitura de Arapiraca, através da Coordenação de IST/HIV/HV e a equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), tem percorrido os hospitais de Arapiraca para levar ações de combate às hepatites virais. O trabalho faz parte da campanha Junho Amarelo e tem o objetivo de incentivar a testagem rápida, para o diagnóstico das doenças.
Na manhã desta quarta-feira (7), a equipe esteve na Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora de Fátima, localizada no centro da cidade.
De acordo com o Instituto Brasileiro do Fígado (Ibrafig), vinculado à Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH), estima-se que, devido a pandemia de coronavírus, a procura pelos testes rápidos caiu cerca de 40% no Brasil, o que é preocupante, já que as hepatites virais são infecções sérias.
Cerca de um milhão de pessoas têm hepatites virais no Brasil e desconhecem esse fato. São 500 mil com hepatite C e um número semelhante com hepatite B.
A transmissão dessas hepatites se faz por via sexual e pela transmissão de mãe para filho, no caso da hepatite B; e pelo compartilhamento de material perfuro-cortante, que tenha sido contaminado com sangue do indivíduo com o vírus, para a hepatite C.
Confira o restante da programação na íntegra:
- 13 e 14/07 – Visita a salões de beleza para orientações sobre hepatites virais, das 8h às 12h;
- 20/07 – Testagem rápida e orientações no Complexo Hospitalar Manoel André (Chama), das 8h às 12h;
- 28/07 – Testagem rápida e orientações no Centro Administrativo Municipal, das 8h às 12h.