Prefeitura de Arapiraca transforma podas de árvores em adubo para agricultura e jardinagem
Compostos serão disponibilizados gratuitamente para órgãos públicos e aos moradores
Todo o material coletado pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos, como as sobras das podas de árvores, por toda a cidade de Arapiraca, está sendo transformado em adubo orgânico para a manutenção dos jardins nas praças públicas e canteiros de hortas nas escolas e creches.
A iniciativa está a cargo da Superintendência de Agricultura, por meio da coordenação do Projeto Amanhã, que visa ensinar os jovens de Arapiraca a conviver com a natureza e fazer hortas nas escolas e nos quintas de suas casas.
Os resíduos de podas das árvores, galhos e folhas recolhidos das ruas e praças da cidade são levados para a sede do Projeto Amanhã, no bairro Batingas, e depois triturado e colocado em pilhas de compostagem, segundo revela a coordenadora do projeto, Vanessa Pinheiro.
Por meio de processo biológico, os restos das podas das árvores vira um composto orgânico em que é possível recuperar os nutrientes dos resíduos orgânicos para, em seguida, levá-los ao ciclo natural e enriquecimento do solo para um novo plantio.
“Esse trabalho, além de reduzir o volume de lixo produzido na cidade, também cria uma cadeia de educação ambiental na cidade”, afirma Vanessa Pinheiro.
Ela adianta que, dentro de dois meses, o composto orgânico será utilizado em hortas escolares e para mudas de espécies nativas para reflorestamento.
“Também iremos disponibilizar o adubo para as pessoas que tiverem interesse em colocar o produto nos jardins”, acrescenta.
Autor: Davi Salsa