Núcleo de Desenvolvimento Multidisciplinar da SMTT gera avanços para o trânsito
Com objetivo de trabalhar a humanização dos servidores da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e estreitar os laços com motoristas e pedestres, o Núcleo de Desenvolvimento Multidisciplinar do órgão está trabalhando estratégias que buscam melhorias para o trânsito.
A violência no trânsito , o teor fiscalizador da profissão de Agente da Autoridade de Transito junto ao risco da exposição diária, da ausência de proteção, da vulnerabilidade ao estresse/conflitos, são algumas das realidades enfrentadas diariamente que atingem grandes proporções, gerando drásticas consequências e impactos negativos para o agente, para o órgão e para toda a sociedade.
Visando reverter essas problemáticas, o NDM está em diversos pontos do município com uma pesquisa de campo para encontrar soluções que reduzam esses problemas.
Nesta primeira etapa a psicóloga, psicopedagoga e a assistente social estão dialogando com a população no intuito atingir a percepção da opinião pública sobre o trabalho dos agentes sobre o trânsito em Arapiraca e as sugestões de melhorias. Mais de 85 pessoas já foram entrevistadas desde o dia 13 de maio deste ano no Terminal Rodoviário, em pontos de táxis, moto taxi, Praça Ceci Cunha, Praça da Prefeitura, Praça Marques e prefeitura.
O superintendente da SMTT, Josenildo Souza, frisou a importância do planejamento em prol da humanização do órgão e gerar avanços para o trânsito.
“Pensamos em criar com núcleo com o objetivo de levantar dados e estreitar os laços com a população. Estamos traçando estratégias para diminuir a violência no trânsito e essas ações são fundamentais. Em agosto vamos lançar um programa que vai dar ainda mais suporte aos agentes. Assim, estamos construindo juntos uma nova SMTT para um novo trânsito”, destacou o superintendente.
NDM
O NDM é um núcleo de trabalho que foi criado para atuar no desenvolvimento integral do Agente da Autoridade de Trânsito, diagnosticando deficiências e potencialidades, propondo estratégias de melhorias com a atenção voltada a evolução dos Agentes e do serviço em um nível biopsicossocial.
O núcleo é formado pela Psicóloga Marcela Braz, Psicopedagoga BettyJane Mendes Tenório, e a Assistente Social Anadja Almeida.