Lei Aldir Blanc: escritores arapiraquenses têm livros de cordéis publicados por meio de edital
A Lei Aldir Blanc de incentivo à cultura contempla diversos segmentos culturais, com destaque para a literatura. Por meio dela, escritores arapiraqueses publicaram diversas obras, dentre elas, as cordelistas.
A Prefeitura Municipal de Arapiraca, através da Secretaria de Cultura recebeu, na última quinta-feira (30), mais de dois mil livretos do cordelista Carlisson Galdino como contrapartida do edital. Parte do material integrará ao acervo da Biblioteca Pública Municipal e será enviado também para todas as bibliotecas das escolas municipais.
Tornar essas histórias acessíveis ao público, de forma lúdica e agradável, através da literatura popular é o principal objetivo desta proposta.
Segundo o autor, as obras só puderam ser publicadas com apoio do recurso e a atuação da Secretaria de Cultura diante das obra foi de grande relevância. “Estou Agradecido e feliz com o resultado obtido ao atingir os objetivos com meu projeto. Apesar das dificuldades devido ao período grave da pandemia, busquei cumprir com as prerrogativas do prêmio com intermédio da secretaria. O prêmio possibilitou tirar da gaveta projetos literários que foram mais que um presente, um sonho realizado”, relatou o escritor Carlisson Galdino.
O secretário de Cultura, Wellington Magalhães, ressaltou a importância desses recursos para artistas do interior. “Por meio do recurso, Arapiraca pode contemplar diversos autores e artistas que puderam lançar suas obras, contribuindo para a arte e cultura do município. Continuaremos incentivando a cultura e espalhando o nome da cidade através dela”, disse.
Além do secretário e do cordelista, estiveram presentes na cerimônia o subsecretário, Júnior Silveira, o superintendente de Cultura, José Wilson e o diretor da Casa da Cultura John Elvis.
Autor: Lohuama Alves