Capacitação: Prefeitura realiza encontro para combater a poluição sonora na cidade
A poluição sonora é um dos maiores problemas ambientais que ocorre nos centros urbanos. Pensando em solucionar essa questão, a Prefeitura de Arapiraca, através da secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente realizou, nessa quinta-feira (9), uma roda de conversa com sobre poluição sonora e as medidas de combate a esse crime ambiental.
A capacitação, que aconteceu no Planetário e Casa da Ciência, foi ministrada pela Doutora em Acústica Professora Elisabeth Duarte Gonçalves.
O objetivo do encontro foi compartilhar o conhecimento já aplicado com os técnicos. O conteúdo abordado foram temáticas a respeito da Poluição Sonora, problema que afeta a saúde física e mental da população pelo excesso de ruídos com o alto nível de decibéis, ou seja, barulho constante proveniente de atividades que perturbam o silêncio.
Na oportunidade, a doutora e professora Elisabeth Duarte fez uma explanação sobre o assunto e esclareceu as dúvidas dos técnicos. Entre os temas, foram discutidos o impacto do ruído na cidade, os efeitos do ruído na saúde do homem, exemplos de programas de combate ao ruído e a importância do mapeamento sonoro.
No horário da tarde, a equipe visitou pontos críticos de poluição sonora no centro da cidade, onde fez o levantamento das informações técnicas da região a ser mapeada na fase inicial do projeto de mapeamento sonoro.
O secretário de Meio Ambiente, Ricardo Vieira, destacou a importância da integração das secretárias e preocupação do prefeito Luciano Barbosa em manter a cidade limpa e beneficiar a população. “Além dos projetos desenvolvidos pela pasta, estamos realizando e participando essas capacitações, que são fundamentais para o gerenciamento desses problemas da cidade. Após capacitações e estudos técnicos, pretendemos diminuir a poluição sonora no município, principalmente no Centro. Essa é uma pauta de interesse do prefeito e também da população”, destacou Ricardo Vieira.