Arapiraca realiza seminário virtual com equipes locais para construção do Plano Municipal de Saúde
Como parte da metodologia de construção do Plano Municipal de Saúde 2022-2025, a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria de Saúde, realizou, nessa quinta-feira (8), o Seminário Virtual de Sensibilização das Equipes Locais de Saúde.
O evento aconteceu online e foi transmitido através do Canal do Youtube da Prefeitura de Arapiraca, e contou com a participação de mais de 800 pessoas, dentre as quais estavam membros da equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde, do Conselho Municipal de Saúde, estudantes, profissionais, gerentes das UBSs e membros das comunidades.
A secretária de Saúde, dra. Luciana Fonseca, destacou a importância do momento para a construção de uma saúde pública verdadeiramente inclusiva e universal. “O Plano Municipal de Saúde é um dos instrumentos mais importantes no processo de desenvolvimento da saúde pública. A participação de profissionais e usuários é fundamental nesse processo”, disse ela.
De acordo com a superintendente de Planejamento Estratégico e Gestão Participativa, Emmanuelle Costa, o objetivo do seminário foi preparar as equipes locais para a construção do novo Plano Municipal de Saúde, que norteará as ações realizadas nos próximos quatro anos.
“Durante o encontro nós propusemos a construção coletiva do PMS, utilizando o planejamento estratégico, ascendente e participativo. Também sensibilizamos os profissionais de saúde para participação ativa nas oficinas de planejamento local, e apresentamos a análise situacional de saúde, servindo como subsídio às equipes das UBSS para a realização das oficinas que nortearão os respectivos territórios com a participação popular”, disse.
Ainda segundo a superintendente, as Oficinas de Planejamento Local serão realizadas até meados de agosto pelos gerentes e equipes das Unidades de Saúde juntamente aos Conselhos Locais de Saúde.
“O objetivo das oficinas é discutir os principais problemas e necessidades em Saúde Pública das suas respectivas comunidades, levantando propostas de solução para serem contempladas no novo Plano Municipal de Saúde”, explicou.