Arapiraca instala abrigo noturno para atender a população em situação de rua
A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, em parceria com o Ministério Público Estadual (MPE/AL), Defensoria Pública da União e 4ª Vara de Justiça, deu início a um processo de ampliação ao atendimento da população em situação de rua, que agora passa a contar com abrigo noturno mantido pelo Município.
O alojamento provisório é vinculado ao Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua, órgão vinculado à prefeitura e que já atua há nove anos levando dignidade ao seu público-alvo.
De acordo com a secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Fabrícia Galindo, as atividades são executadas através de um trabalho planejado de aproximação e escuta qualificada, promovendo o acesso dessa população a rede de serviços socioassistenciais e demais políticas públicas.
“Temos uma equipe multiprofissional que atua na abordagem especializada e espaços públicos, ruas, mercados praças e demais locais de circulação da população, visualizando e atuando na busca-ativa de pessoas em situação de rua. Nosso objetivo é realizar orientações e encaminhamentos, tanto para o alojamento provisório quanto para o atendimento técnico dos profissionais do Centro Pop”, explicou a secretária, que também é assistente social.
Para Fabrícia, a parceria com o Ministério Público Estadual tem sido fundamental para promover dignidade e qualidade de vida à população em situação de rua.
“O MPE, através do promotor Rogério Paranhos e a Defensoria Pública da União, através do dr. Diego Bruno Martins Alves, têm acompanhado de perto nosso trabalho na garantia do acesso da população de rua não só ao nosso abrigo noturno, mas também aos demais serviços socioassistenciais do município. O trabalho em conjunto é muito importante para no ajudar no processo”, continuou a secretária Fabrícia Galindo.
Autor: Erick Balbino