Prefeito Luciano Barbosa lança programa para avançar indicadores em 18 comunidades de Arapiraca
Cerimônia contou com a presença de vereadores e secretários municipais
Carlos Magno (Ascom Arapiraca)
Trabalhar políticas públicas a favor das pessoas que mais precisam e avançar os indicadores sociais em 18 comunidades do município de Arapiraca.
Com esse propósito, o prefeito Luciano Barbosa lançou, no fim da tarde desta quinta-feira (17), no Centro Administrativo Municipal, o programa “Viver Melhor, Arapiraca Sustentável”.
A cerimônia contou com a presença dos secretários municipais de governo, do presidente do Poder Legislativo de Arapiraca, Thiago ML, e vereadores que compõem a Casa Herbene Melo.
Técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente fizeram um mapeamento da situação econômica e social das comunidades com o apoio e participação de todas as secretarias e órgãos da prefeitura.
Com base no diagnóstico, a gestão municipal vai adotar políticas públicas efetivas para a construção de escolas, creches, unidades básicas de saúde, obras de infraestrutura urbana, pavimentação, moradias, entre outras intervenções, para melhorar a qualidade de vida dos arapiraquenses.
“É um momento importante para que o nosso secretariado possa apresentar seus planos de trabalho aos vereadores, que conhecem de perto as principais demandas da população. As obras são muito importantes, mas o fundamental é que esses projetos e ações possam mudar para melhor a vida das pessoas’, afirmou o prefeito Luciano Barbosa.
Metas
Em nome dos 19 vereadores que compõem o Poder Legislativo Municipal, o presidente da Câmara Thiago ML fez um agradecimento ao prefeito Luciano Barbosa em participar com os demais vereadores da cerimônia de apresentação com o lançamento do programa.
“Estamos no início da gestão e cada um deve fazer o seu papel com independência, harmonia, ter voz para legislar, fiscalizar e atender as demandas dos moradores”, frisou.
Em seguida, a coordenadora executiva do programa Viver Melhor, professora Ana Valéria Peixoto, destacou o apoio do prefeito Luciano Barbosa e da secretária de Desenvolvimento Urbano e Meio ambiente, Simone Romão, e da equipe de gestores e técnicos da prefeitura na execução do programa.
“Adotamos um método inovador para mudar e fazer avançar os indicadores sociais nas comunidades de maior vulnerabilidade social em Arapiraca. Elencamos dezessete itens e cento e sessenta e nove metas para promover o desenvolvimento sustentável nessas localidades “, revelou.
Ana Valéria Peixoto adiantou que o projeto-piloto do programa “Viver Melhor, Arapiraca Sustentável” será desenvolvido na comunidade do Caborje, na área central da cidade, onde vivem 305 famílias de baixa renda.
Ainda de acordo com a coordenadora executiva, em seguida, as ações do programa irão se estender para as outras 17 comunidades carentes, com um trabalho intersetorial e envolvimento de todas as secretarias e órgãos da gestão municipal.
Autor: Davi Salsa