Intercâmbio entre Caetis promove troca de experiências para o desenvolvimento da Educação Municipal
Até o dia 17 de junho estará acontecendo em Arapiraca o primeiro InterCAETI, uma ação da Secretaria Municipal de Educação e Esportes que visa promover a troca de experiências e divulgação de ações técnico-científicas entre os gestores dos Centros de Apoio às Escolas em Tempo Integral.
O intercâmbio propõe a permuta de experiências entre esses espaços e oportuniza a criação e o desenvolvimento de novas ações voltadas ao retorno das atividades presenciais, assim que for possível.
De acordo com coordenadora do Núcleo de Apoio e Projetos aos Espaços Educacionais (Nuapee), professora Janice Gomes, a ideia surgiu após a solicitação de alguns gestores de conhecerem os serviços fornecidos em outros Caetis que não ficavam sob suas respectivas responsabilidades, mas que tinham em comum a mesma base educacional.
“Os encontros visam promover a socialização das atividades desenvolvidas por essas instituições, com a finalidade de estreitar os contatos e promover uma maior integração entre os gestores, os Centros e a própria Secretaria de Educação e Esporte”, explicou.
Para a secretária Ivana Carla, a ação é muito importante, tendo em vista que o maior objetivo da pasta atualmente é o retorno às atividades presenciais nas escolas, assim que houver segurança sanitária que permita isso.
“Arapiraca é uma cidade privilegiada. Além de termos sido pioneiros na implantação da Educação em Tempo Integral, também temos uma estrutura que permite, aos nossos estudantes, o desenvolvimento de competências que vão além daquelas da sala de aula”, disse Ivana Carla.
Arapiraca conta com seis Centros de Apoio às Escolas de Tempo Integral. São eles: Centro Municipal de Esportes Educacionais (Caeti 1), Escola de Belas Artes e Museu Zezito Guedes (Caeti 2), Planetário e Casa da Ciência (Caeti 3), Escola Municipal de Circo Palhaço Biribinha (Caeti 4), Escola de Campo (Caeti 5), e Museu da Biologia (Caeti 6).
Na última terça-feira (15), o encontro foi realizado na Escola de Circo Palhaço Biribinha, localizada no Bosque das Arapiracas. A diretora Helga Silveira apresentou aos presentes todo o objetivo pedagógico do Caeti, mostrando os serviços disponíveis no espaço, através de uma visita guiada.
Durante o encontro, o grupo foi surpreendido com a presença do Palhaço Biribinha, artista circense que deu nome ao local.
Autor: Erick Balbino