Agenda 21 completa treze anos; relembre plano de desenvolvimento sustentável de Arapiraca
Este ano, a Agenda 21 completa treze anos desde que foi publicada e se consolida como o maior instrumento de planejamento para a construção de uma Arapiraca mais sustentável, em diferentes bases geográficas.
Idealizada pelo prefeito Luciano Barbosa em 2008, a Agenda 21 concilia métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica, com o objetivo de promover um novo modelo de desenvolvimento. É uma espécie de pacto de compromisso da sociedade com a sustentabilidade.
Para a secretária Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Simone Romão, que à época atuou na construção da Agenda 21 como coordenadora técnica, o documento foi muito importante para nortear o desenvolvimento de Arapiraca, pensando na cidade como um lugar melhor para todos.
“Na época, a Agenda 21 de Arapiraca foi considerada referência nacional pelo Ministério do Meio Ambiente e uma referência de processo em Alagoas”, disse a gestora.
Uma das propostas era a de que, nos dias 21 de cada mês, a data fosse marcada por ações relacionadas ao trabalho da Agenda. “Nossa proposta agora é a de redescobrir esse propósito e trazê-lo para a realidade atual. Vamos aproximar a população do que está inserido no pacto”, esclareceu Simone que também é arquiteta urbanista.
Confira abaixo os documentos elaborados pela Agenda 21:
Autor: Erick Balbino