Secretária Luciana Fonseca pede a vereadores aprovação de orçamento para ações de saúde
Gestora da pasta participou de audiência pública na manhã desta terça (25)
Fotos: Samuel Alves (Ascom Arapiraca)
Em pronunciamento feito nesta terça-feira (25), durante audiência pública ocorrida na Câmara Municipal de Arapiraca, a secretária de Saúde, a médica-infectologista Luciana Fonseca, solicitou aos vereadores que aprovem a dotação orçamentária para que haja continuidade das ações para o atendimento à população.
A gestora estava acompanhada do secretário-adjunto da Saúde, Sérgio Newton, e do procurador-geral do município, advogado Victor Carvalho.
Luciana Fonseca compareceu à Câmara depois que requerimento foi aprovado no último dia 18 deste mês, assinado por oito vereadores, para falar sobre os recursos aplicados pela secretaria no combate à Covid-19.
O requerimento foi aprovado pelos vereadores Thiago ML, Dr. Fábio, Zé Carlinhos, Melquisedec de Oliveira, Adriano Targino, Márcio Marques, Fabiano Leão e Ginaldo Muniz, o Bicudo.
Ao iniciar a sua explicação sobre a aplicação dos recursos públicos, a titular da pasta da Saúde de Arapiraca disse que a orientação do prefeito Luciano Barbosa para a equipe é de trabalho com afinco para que a população possa ser atendida.
“É muito triste ao ver uma família inteira infectada”, afirmou Luciana Fonseca, defendendo o tratamento precoce como forma de evitar internamentos e mortes.
Ao responder sobre a fiscalização por parte da secretaria, Luciana Fonseca revelou que o órgão está fiscalizando, mas pediu a conscientização de todos, principalmente no que se refere à Covid-19, alertando que as pessoas devem continuar usando máscaras e mantendo o distanciamento.
Outro assunto abordado pela secretária foi em relação aos medicamentos comprados pela pasta ao consórcio dos municípios, o Conesul.
No caso dos chamados pregões, Luciana Fonseca relatou que empresas participam dos chamamentos públicos, ganham a licitação em Arapiraca e também participam de outros pregões em outras cidades. Ainda segundo a secretária, por conta dos valores, essas empresas deixam de vender para quem iniciou as negociações.
Ela afirmou que vai entrar na justiça contra as empresas que ganharem a licitação e abortarem as vendas, o que classificou de absurda a atitude.
Os vereadores, por unanimidade, pediram que a secretária de Saúde envie à Câmara Municipal o relatório contendo detalhadamente todos os gastos com a Covid-19, para que possam passar para a sociedade os gastos públicos.
Em várias oportunidades, a secretária deixou clara a sua intenção de evitar ao máximo possível as mortes com um tratamento preventivo.
“Antes de ser secretária, sou uma pessoa que preza a vida de todos. Por isso, a minha preocupação com o atendimento”, acrescentou.
Questionada pelos vereadores sobre o atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), especificamente quanto à Covid-19, Luciana Fonseca classificou o sistema em Arapiraca como de excelência.
Os vereadores também solicitaram valores de quanto a administração municipal estava investindo no setor.
Luciana Fonseca adiantou que os investimentos em Arapiraca estavam em torno de 30%, o que, segundo ela, é muito mais do que preconiza o Ministério da Saúde, citando a Lei 141/2012 que prevê que os municípios invistam o porcentual mínimo de 15% de sua arrecadação em ações de saúde.
Autor: Davi Salsa