Saúde de Arapiraca conta com a dedicação de 375 profissionais da Enfermagem
Enfermeiros, técnicos e auxiliares são distribuídos em diversas áreas de atuação, ajudando no desenvolvimento da Saúde Pública Municipal
Os profissionais da Enfermagem são essenciais dentro do Sistema de Saúde, afinal o trabalho desenvolvido por eles é desenvolvido para toda a população, em diversas áreas. São, portanto, peças-chaves, no enfrentamento de grandes desafios, e isso ficou bem claro durante a pandemia de coronavírus.
De acordo com dados do conselho Federal de Enfermagem (Cofen), só no Sistema Único de Saúde (SUS), o grupo de enfermagem é responsável por 60% a 80% das ações na Atenção Básica e 90% dos processos de saúde em geral.
Em Arapiraca, são 174 enfermeiros e 200 técnicos e auxiliares de Enfermagem atuando no desenvolvimento de ações em Saúde, para levar serviços de qualidade à população. Mas, quem são esses profissionais e onde eles atuam?
De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 87% dos profissionais da Enfermagem são do sexo feminino. São 327 mulheres e 47 homens trabalhando no setor.
Os dados são da Coordenação Municipal de Enfermagem, que é responsável pela orientação dos profissionais da Enfermagem, seja ele o enfermeiro, o técnico ou o auxiliar de Enfermagem, em todo o âmbito do município, sendo uma ponte entre a gestão e o servidor que está na ponta, prestando o serviço diretamente à comunidade.
“Somos mais de 300 profissionais que, desde o início deste ano, contam com uma coordenação de Enfermagem disponível para sanar dúvidas, promover capacitações e incentivar a produção científica, melhorando o serviço prestado à população”, explicou a coordenadora Lousanny Caires.
Faixa etária
A maior parcela da Enfermagem arapiraquense tem entre 30 e 39 anos. São 173 profissionais, o que representa cerca de 47% do total.
- 20-29 anos: 58 profissionais (15%);
- 30-39 anos: 173 profissionais (47%);
- 40-49 anos: 105 profissionais (28%);
- Acima de 50: 38 profissionais (10%).
Especialização
Um dado bastante positivo sobre os Enfermeiros de Arapiraca é que 95,4% possuem algum tipo de especialização na área da Saúde. Dos 174 profissionais com Nível Superior, 166 deles são considerados especialistas, 8 possuem residência, 20 mestres e 1 doutor.
- Especialização – 166 profissionais – 95,4%;
- Residência – 8 profissionais – 4,5%;
- Mestrado – 20 profissionais – 11,5%;
- Doutorado – 1 profissional – 0,6%.
Distribuição por área
A Enfermagem é uma das áreas da Saúde mais abrangentes. No SUS, por exemplo, são inúmeras as estratégias de atuação desses profissionais. Apesar da maior parte deles, em Arapiraca, atuar nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), através do Programa Saúde da Família, os profissionais que atuam na Secretaria Municipal de Saúde são distribuídos em diversos outros segmentos. Confira a distribuição por área:
- Unidade Básica de Saúde (UBS) – 187 profissionais;
- Pronto Atendimento (PA) – 27 profissionais;
- Banco de Leite Humano (BLH) – 9 profissionais;
- Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) – 10 profissionais;
- Espaço Nascer – 3 profissionais;
- Cemfra – 5 profissionais;
- CAPS Nise da Silveira – 13 profissionais;
- CAPS AD – 4 profissionais;
- CRIA – 10 profissionais;
- Unidade Sentinela – 57 profissionais;
- CTA – 5 profissionais;
- Cerest – 3 profissionais;
- Rede de Frios Municipal – 6 profissionais;
- Laboratório Municipal – 2 profissionais;
- Secretaria Municipal de Saúde – 42 profissionais.
Autor: Erick Balbino