Programa Cidade Viva é apresentado a lojistas e ambulantes
Proposta é ordenar e fortalecer as atividades econômicas em Arapiraca
Representantes da Associação dos Vendedores Ambulantes Livres de Arapiraca (Aval) e do Sindicato do Comércio Varejista de Arapiraca (Sindilojas) acompanharam, na tarde desta quarta-feira (19), no Centro Administrativo Municipal, a apresentação do Programa Cidade Viva, que tem o propósito de ordenar e fortalecer ainda mais as atividades econômicas na Capital do Agreste.
A secretária de Desenvolvimento Econômico, Rosa Lira, revelou que a implantação do programa tem o objetivo de uma melhor alocação dos vendedores ambulantes no centro da cidade, por meio da desocupação ordenada das calçadas e vias públicas para espaços com estrutura adequada conforme as necessidades de cada segmento.
Rosa Lira adiantou que todos os passos estão sendo adotados de forma transparente, com a participação dos ambulantes e demais representantes da sociedade de Arapiraca.
“A gestão municipal também está articulando outras ações para a oferta de assistência técnica, com treinamentos e capacitações, visando à inclusão produtiva”, acrescentou.
Dentro das propostas debatidas acerca do Programa Cidade Viva, serão colocados à disposição dos ambulantes os espaços públicos com infraestrutura ampliada, a exemplo da colocação de boxes no Mercado Público, Mercado do Artesanato, Mercado Verde, Feira da Fumageira e Shopping Popular.
O representante dos vendedores ambulantes, José Edson, disse que a entidade conta com 200 associados devidamente cadastrados. “O que nós queremos é o apoio da prefeitura para continuarmos trabalhando de forma honesta e sustentarmos nossas famílias”, salientou.
Uma nova reunião ficou marcada para os próximos dias, com o propósito de ajustar alguns pontos convergentes para a implantação do programa e realocação dos trabalhadores e trabalhadoras do comércio informal de Arapiraca.
A apresentação do Programa Cidade Vida ainda conto com a presença do presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Arapiraca (Sindilojas), Wilton Malta; do gerente-regional do Sebrae em Arapiraca, Arestides Minervino, e do vereador Vicente do Remédio, representando a Câmara Municipal de Arapiraca no encontro.
Autor: Davi Salsa