Equipe técnica da Saúde se une para traçar estratégias para a construção do Plano Municipal 2022-2025
A manhã desta quarta-feira (19) foi de articulação entre a equipe técnica da secretaria Municipal de Saúde. Gestora, Superintendentes e demais profissionais de gestão se reuniram, no auditório do Planetário e Casa de Ciência, para apresentação sobre as orientações metodológicas gerais para a construção coletiva do Plano Municipal de Saúde 2022 – 2025, com a definição de estratégias mais adequadas, tendo em vista a pandemia de coronavírus.
De acordo com a superintendente de Planejamento Estratégico e Gestão Participativa da Secretaria Municipal de Saúde, Emmanuelle Costa, o Plano Municipal de Saúde é um instrumento central de planejamento para a definição e implementação de todas as iniciativas no âmbito da saúde pública municipal para o período de quatro anos.
“O Plano deve ser elaborado no primeiro ano da gestão em curso, com execução a partir do segundo ano ao primeiro ano da gestão subsequente. É o instrumento que a partir de uma análise situacional, apresenta as intenções e os resultados a serem buscados no período de quatro anos, expressos em diretrizes, objetivos, metas e indicadores, e que deve ser a expressão das políticas e dos compromissos de saúde do município”, explicou a assistente social.
Durante este primeiro encontro, a superintendente realizou a exposição sobre a proposta do processo de construção do PMS 2022-2025, seguindo a premissa do envolvimento dos diversos setores sociais durante todo o processo de construção, tendo em vista uma configuração adaptada para o contexto de pandemia, seguindo os cuidados e respeitando as medidas sanitárias de segurança.
De acordo com cronograma previsto, o processo de construção do PMS 2022-2025 findará em Outubro/2021.
Autor: Erick Balbino