Em evento da USP, prefeito Luciano afirma que mobilidade urbana deve valorizar as pessoas
Webinar encerrou a programação da Campanha Maio Amarelo em Alagoas e no Brasil
Fotos: Davi Salsa e Carlos Magno (Ascom Arapiraca)
O prefeito Luciano Barbosa participou, na tarde desta segunda-feira (31), do Webinar “Como a Agenda Convergente Mobilidade Sustentável e Saúde Pode Contribuir para a Segurança Viária”, realizado pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP), Centro de Documentação em Cidades Sustentáveis (Cepedoc) e Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS).
O evento, que também foi transmitido pelo canal da USP no YouTube, teve como objetivo debater a nova forma de pensar os deslocamentos dentro e fora das cidades, sobretudo nesse momento da pandemia da Covid-19, e o desafio de repensar as relações entre ambiente, sociedade e saúde.
“Quero parabenizar os organizadores deste evento e saber que a comunidade científica está preocupada em identificar e propor soluções conjuntas sobre as condições da mobilidade urbana com a convergência na segurança viária e na saúde”, afirmou o prefeito Luciano Barbosa.
Ainda durante a apresentação, o prefeito Luciano Barbosa citou a colaboração das universidades para o desenvolvimento de Arapiraca, citando a presença da secretária municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, a arquiteta Simone Romão, no webinar com a participação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), campus de Arapiraca, e Detran/AL.
O gestor disse que as cidades foram feitas para as pessoas e não para os carros, e que a pandemia tem mostrado que o Brasil ainda é um país muito desigual.
“A saúde é que mais trabalha, mas é a educação quem mais sofre. O maior desafio é alfabetizar nossas crianças e evitar a evasão. Para isso, é preciso criarmos soluções integradas com foco nas pessoas”, salientou o prefeito Luciano Barbosa, citando o poema de Thiago de Mello: “Quem sabe aonde quer chegar, escolhe o caminho certo e o jeito de caminhar”, enfatizou.
O Webinar Como a Agenda Convergente Mobilidade Sustentável e Saúde Pode Contribuir para a Segurança Viária”, realizado pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP), encerrou a programação da Campanha Maio Amarelo em Alagoas e no Brasil.
Além do prefeito Luciano Barbosa, que fez a abertura do evento, a presidente do Centro de Documentação em Cidades Sustentáveis (Cepedoc/FSP/USP), Rosilda Mendes, participaram da teleconferência juntamente com a secretária municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio de Arapiraca, Simone Romão; professor Arnaldo Tenório, do Campus da Ufal em Arapiraca; o diretor-presidente do Detran/AL, Adrualdo Catão; e Edira Soares, também do Detran/AL, Victor Pavarino, representante da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), e Gustavo Cabrera, da Universidade de Antioquia, em Medellim, na Colômbia. Renan Silva, chefe de Segurança no Trânsito, do Detran de Alagoas, foi o mediador do evento.
Autor: Davi Salsa