Viva Nosso Bairro: Canafístula será contemplado com projeto de intervenção urbana cultural
Com objetivo de construir uma proposta de itinerário para destacar o patrimônio cultural de bairros arapiraquenses, a Prefeitura de Arapiraca deu início ao Projeto “Viva Nosso Bairro”, que terá intervenção urbana cultural inicialmente no Canafístula.
Nesta quinta-feira (15), o secretário de Governo, Yale Fernandes Barbosa, esteve acompanhando o local do projeto no roteiro do circuito. Estão participando as secretarias de Cultura; Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente; Infraestrutura; Desenvolvimento Econômico e Turismo; Educação e Esporte; e Transporte e Trânsito.
Na ocasião, todos os pontos que serão contemplados com a revitalização e intervenção urbana foram visitados e moradores puderam opinar sobre o projeto.
“Hoje tivemos o prazer de conhecer de perto esse projeto na Canafístula, que será um resgate cultural desse bairro tão significativo. O projeto vai fortalecer ainda mais a economia, turismo e cultura da região e, consequentemente, do município. O prefeito Luciano Barbosa deu carta branca para que seja tocado esse projeto e estamos muito satisfeitos com todo o apoio das secretarias e da população, que também está abraçando essas novidades e, em breve, vamos ver a Canafístula ainda mais bonita”, destacou Yale Barbosa.
O projeto
A ideia de planejamento “Viva Nosso Bairro” consiste em que cada bairro tenha um marco zero e uma dinâmica própria. Então, cada lugar tem sua história que merecem ser reconhecidas ao longo do tempo, uma vez que a cidade caminha para completar seu centenário em 2022.
Os representantes destas pastas realizaram um levantamento de percurso histórico-cultural da capital do Agreste e selecionaram uma lista de pontos turísticos, buscando a memória de personagens históricos que viveram e vivem nas regiões, bem como observaram, a estrutura urbana do bairro, suas edificações sob o viés histórico, seus espaços públicos, e toda a infraestrutura local.
“A riqueza de valor do patrimônio do bairro da Canafístula é inegável. Agora, estamos trabalhando na definição do perímetro de desenvolvimento sustentável do bairro, de acordo com o plano diretor da cidade e de seus instrumentos normativos, com o objetivo de identificar com propriedade. O desenho urbano de rotas turísticas acessíveis que expresse a cultura do bairro e do povo arapiraquense nesta dimensão macro”, declarou Simone Romão. “Neste estudo, estamos em fase de levantamento aéreo da área de intervenção urbana, bem como da identificação de rotas rurais, a exemplo, do monumento da árvore mãe identitária, a Arapiraca, na Serra dos Ferreiras e outros, que dão sentido a identidade de um povo. São lugares, espaços com histórias e tradição oral das pessoas que estão lá, que devem ser reconhecidas na sua diversidade com foco na sustentabilidade local”, concluiu a secretária de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Simone Romão.
Defesa
Com eles também durante a visita, o coordenador da Defesa Civil de Arapiraca, Lindomar Ferreira, que estava fiscalizando os possíveis pontos de alagamento após as fortes chuvas dos últimos dias, que também colaborou com a discussão.