População quilombola recebe primeira dose de vacina contra a Covid-19
Arapiraca deu início, nesta sexta-feira (30), a vacinação da população quilombola que vive no povoado Pau d’Arco, localizado na zona rural de Arapiraca, uma das duas comunidades remanescentes de quilombos.
A vacinação foi realizada na sede da Escola Professor Luiz Alberto de Melo, que fica na própria comunidade.
De acordo com o enfermeiro Marcos André, responsável pela vacinação volante, 295 doses de imunizantes contra a Covid-19 foram aplicados na população do povoado Pau d’Arco, sendo 250 para os quilombolas com idade entre 18 e 59 anos, e 45 para pessoas com mais de 60 anos que não são quilombolas.
“Este lote de vacinas que aplicamos hoje foi destinado, pelo Ministério da Saúde, exclusivamente para a população quilombola”, explicou.
A dona de casa Maria Cícera, que foi uma das que recebeu a vacina na comunidade, agradeceu pela oportunidade.
“Estou muito feliz em receber essa dose de esperança, principalmente porque sou do grupo de risco. Tenho diabetes e pressão alta. Infelizmente nós já perdemos muitas pessoas queridas pra essa doença. Esse é o momento de agradecer”, disse ela.
Quem também tomou a primeira dose da vacina contra a Covid-19 foi p pequeno Júlio, que é primeiro quilombola com Síndrome de Down ser vacinado. A irmã dele, Sandra, declarou estar muito feliz por esse acontecimento, que é histórico.
“Pra gente é um momento muito importante. Quando os nossos entes queridos são vacinados, a gente fica muito feliz e deseja que, muito em breve, todos tenhamos a oportunidade de receber a dose da vacina”, disse ela.
Autor: Erick Balbino