25 de abril de 2021

Ouvidoria SUS: Arapiraca conta com canal facilitado para ouvir as demandas dos usuários

Pouca gente conhece a Ouvidoria SUS, um mecanismo criado pelo Governo Federal para ampliar a participação dos cidadãos na gestão do Sistema Único de Saúde.

Em Arapiraca, a Ouvidoria SUS foi implantada em 2011, pelo prefeito Luciano Barbosa, e é considerada essencial para o fortalecimento, estimulo e qualificação dos serviços de saúde que são ofertados à população, desde as unidades básicas de saúde ao leito médico hospitalar.

Dentre os principais objetivos da Ouvidoria SUS também estão: disseminar informações sobre os direitos e deveres do usuário na saúde em todas as unidades de saúde do SUS, inclusive nas unidades privadas que dele participem de forma complementar; possibilitar à instituição a avaliação contínua da qualidade das ações e dos serviços prestados; subsidiar a gestão nas tomadas de decisões e na formulação de políticas públicas de Saúde; para a gestão do SUS obter a avaliação das ações e serviços, como ferramenta de sua melhoria e a apuração permanente das necessidades e interesses do usuário.

“A Ouvidoria SUS foi implantada em 2011 pelo prefeito Luciano Barbosa e é coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Superintendência de Planejamento Estratégico e Gestão Participativa da Secretaria de Saúde. Desde então, tem sido um canal democrático de estímulo à participação social, e mediação entre usuários e gestores do SUS para suprir as necessidades em relação aos serviços de saúde”, explicou a superintendente Emmanuelle Costa.

Nos últimos 10 anos, a Ouvidoria SUS de Arapiraca foi responsável por analisar e direcionar mais de 2 mil atendimentos, tendo um percentual de resolutividade de 76% dessas demandas.

Em 2021, Arapiraca realizará seu Plano Municipal de Saúde, que planejará as principais estratégias a serem colocadas em prática pelos próximos 4 anos.

A elaboração do referido Plano leva em consideração as demandas da população que são discriminadas através da Ouvidoria SUS, desde as sugestões às denúncias.

Autor: Erick Balbino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *