Descarte irregular de lixo e entulho cai 85% após videomonitoramento
A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, instalou, há cerca de um mês, câmeras de videomonitoramento na comunidade conhecida como “Cabaré Velho”, localizada no bairro Itapoã, com o objetivo de coibir o descarte irregular de entulho, poda e lixo no local.
De acordo com o relatório da Superintendência de Limpeza Urbana, em um mês de implantação, a ação da prefeitura resultou na redução aproximadamente 85% no descarte de resíduos sólidos no bairro.
“Em uma ação de limpeza realizada pela pasta em março, cerca de 845 toneladas de material foram retirados do local. Um mês após o funcionamento das câmeras, a quantidade de entulho e lixo recolhidos foi de cerca de 129 toneladas”, explicou o superintendente Edney Carneiro.
Neste mês, vários veículos foram flagrados. Seus donos estão sendo identificados e notificados gradativamente levando em consideração a gravidade do crime cometido.
De acordo com a secretária de Serviços Públicos, Maria Caroline Valeriano, a fiscalização é feita através de parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente e o Grupo de Tecnologia da Informação (GTInfo).
“A multa pode chegar a R$14 mil e é baseada pelo Código Municipal de Meio Ambiente e pela Lei Estadual de Crimes Ambientais”, explicou Caroline.
Além do videomonitoramento, a Prefeitura de Arapiraca também tem utilizado mais recursos tecnológicos para monitorar o descarte irregular de resíduos sólidos, como o sobrevoo de drones.
O município tem atuado em parceria com o 3º Batalhão de Polícia Militar e agentes da Vigilância Municipal.
Autor: Erick Balbino