Cerca de 11% da população de Arapiraca já recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19
A vacinação contra a Covid-19 em Arapiraca é um sucesso. Por aqui cerca de 11% da população já recebeu pelo menos a primeira dose da vacina, de acordo com dados do Sistema de Monitoramento de Vacinação do Governo Federal, que é atualizado em tempo real.
Ao todo, cerca de 25.300 arapiraquenses tomaram essa primeira dose, dentre os quais estão pessoas com idade acima de 60 anos e profissionais da Saúde.
Arapiraca ampliou o número de pontos de vacinação e agora conta com três locais para receber a população que está permitida, neste momento, a receber o imunizante. São eles: Sesc Arapiraca, que funciona de domingo a domingo, das 8h às 17h, o Drive Thru do Arapiraca Garden Shopping, que funciona de segunda a sábado, ads 8h às 20h, e o Ginásio d Epial, que funciona de segunda a sábado, das 8h às 17h.
Imunização completa só com duas doses
A baixa procura pela segunda dose tem preocupado a Coordenação de Doenças Imunopreveníveis de Arapiraca. De acordo com a coordenadora, muita gente está com o prazo de aplicação da complementação da imunização atrasada ou prestes a atrasar. São 5.831 idosos com 72 anos ou mais tomaram a primeira dose.
Desses, apenas 1.700 retornaram aos postos de vacinação para receber a segunda dose.
Ou seja, 4.131 pessoas precisam prestar atenção no cartão de vacinação, pois podem estar com a 2ª dose da vacina atrasada.
Diferença entre as vacinas
Arapiraca, atualmente, está aplicando dois tipos de vacina: Coronavac/Butantan e AstraZeneca/Oxford. Cada uma delas tem suas particularidades. E o intervalo entre as doses é estipulado pelos próprios fabricantes.
Quem tomou a primeira dose da Coronavac, por exemplo, precisa ficar atento que a segunda dose será aplicada 21 dias após a primeira.
Já a AstraZeneca, o tempo entre a primeira e a segunda dose é bem mais, são 90 dias. Então, é muito importante olhar o Cartão de vacinação, pois lá estará discriminado a data correta para retorno e aplicação do complemento imunológico.
Autor: Erick Balbino