Arapiraca dá início ao ano letivo na Rede Municipal de Educação
Hoje é dia de reencontrar colegas e professores, mesmo que virtualmente na maioria dos casos. Arapiraca deu início, nesta segunda-feira (12), ao ano letivo 2021 em toda a Rede Municipal de Educação, garantindo o desenvolvimento de crianças e adolescentes.
Para a secretária Municipal de Educação e Esporte, Ivana Carla, o retorno às aulas é muito importante para que o projeto pedagógico planejado para este ano seja implantado imediatamente.
“Recuperar o tempo perdido é uma urgência. A maioria das nossas escolas vão atuar, neste primeiro momento, de forma remota, pelo menos até a situação epidemiológica do município melhorar. Outras instituições, que possuem uma estrutura maior, já estão recebendo alguns alunos na modalidade híbrida, com todos os cuidados necessários”, informou a responsável pela pasta.
A dona de casa Elaine da Silva, que é mãe da pequena Maria Aparecida, aluno da Escola Municipal Benildo Barbosa, no bairro Primavera, destacou a importância do retorno às aulas.
“Mesmo em casa, a educação é da minha filha é muito importante. A escola tem dado toda a assistência para garantir o desenvolvimento dos alunos, desde às aulas online até a impressão das tarefinhas, que são entregues”, informou Elaine.
Reestruturação Física e Pedagógica
Enquanto não podemos juntar alunos e professores no mesmo ambiente, várias instituições municipais de Educação estão passando por recuperação em toda sua estrutura física e pedagógica.
As obras são necessárias para dar mais conforto e segurança para alunos e profissionais da Educação no momento em que as escolas retomarem as atividades presenciais.
As instituições também estão passando por readequação sanitária, para que estudantes e colaboradores tenham acesso facilitado à higienização de mãos com água e sabão a totens de álcool em gel, e também ao distanciamento social.
Estão passando por obra de manutenção, neste momento: Escola Domingos Lopes (Canafístula), Escola Manoel Humberto da Costa (Batingas), Escola Professor Monsenhor José Soares (Brasiliana), Escola Ana Rita de Cássia (Centro), e Escola Wanter Bezerra (Ouro Preto), Escola José Pereira Sobrinho (Baixa do Capim).
Além disso, a Prefeitura de Arapiraca, através das Secretarias Municipais de Infraestrutura e Educação e Esporte, também estão construindo novas instituições de ensino no bairro Arnon de Melo e no Residencial do Agreste.
Autor: Erick Balbino