Educação realiza busca ativa de alunos infrequentes e novatos
Fora da escola não pode! Com esse tema, a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Educação e Esporte, está realizando uma Busca Ativa Escolar para que os pais efetuem as matrículas dos alunos para o ano letivo de 2021.
As unidades educacionais, por meio dos gestores escolares, coordenadores e servidores administrativos, estão entrando em contato com os responsáveis pelos estudantes através de ligações e mensagem de texto com o objetivo de identificar, registrar, controlar e acompanhar a devolutiva das atividades pedagógicas feitas pelos estudantes, localizando, principalmente, aqueles que se encontram em maior risco de evasão escolar.
A secretaria segue as recomendações e flexibiliza algumas situações que norteiam as atividades letivas, em consequência da pandemia e do distanciamento social. A frequência escolar além de parâmetro para acompanhamento da aprendizagem, é usada para manter o vinculo em programas sociais daquelas famílias que são beneficiadas. Prevista no Planejamento Nacional de Educação, ela é uma estratégia para a universalização da educação para a população entre 4 e 17 anos.
“Sabemos que as dificuldades são imensas, que há diferentes situações familiares que impedem o acompanhamento dos alunos, porém não podemos deixar que o ano letivo da criança e do adolescente seja prejudicado. Precisamos conscientizar e fortalecer nossa parceria com os pais e lembra-los que a frequência escolar está sendo cobrada. Estamos fazendo parceria com a Saúde para que os agentes de endemias colaborem com o cadastro e nos ajude a localizar mais crianças fora das escolas”, frisou Ivana Carla, secretária de Educação.
“Esse processo de busca ativa é fundamental para promover maior aproximação com os estudantes e suas famílias, verificando se estão conseguindo acompanhar as atividades pedagógicas e quais os principais desafios enfrentados nesse momento tão desafiador. Paralelamente, mesmo sem previsão de retorno das aulas, já estamos planejando as ações necessárias para o retorno das crianças ao ambiente escolar de forma segura, mas é necessário que as matrículas sejam efetuadas”, concluiu a secretária.
A plataforma da Busca Ativa Escolar já está aberta e a secretaria de educação e esporte já está alimentando o sistema, inserindo-nos novos agentes comunitários de busca ativa para o trabalho 2021-2024, através do site buscaativaescolar.org.br