Recursos do IPTU são essenciais para investimentos na Saúde de Arapiraca
Manter todos os serviços de saúde de uma cidade como Arapiraca requer o investimento de muitos recursos e, muitos deles, não são de origem federal, como muita gente imagina.
Constitucionalmente, os municípios são obrigados a investir 15% das suas arrecadações em Saúde, mas em Arapiraca a situação é bem diferente. De acordo com o secretário Municipal da Fazenda, atualmente os valores chegam bem perto dos 30% da arrecadação total.
Existem alguns fatores que fazem com que Arapiraca desprenda mais recursos para manter os serviços em saúde. Um deles é o fato de ser a cidade em Alagoas com a maior cobertura da Estratégia de Saúde da Família (ESF). Cerca de 97,5% da população tem uma Unidade Básica ou Centro de Saúde de referência.
Apesar do programa receber verbas federais, boa parte também da manutenção é proveniente dos recursos próprios do município.
Outro fator importante é o fato de que Arapiraca é a cidade referência da 2ª Macrorregião de Saúde de Alagoas e acaba sendo responsável pelo atendimento de 46 municípios do Agreste e Sertão.
Além disso, a pandemia de coronavírus fez com que a Prefeitura de Arapiraca ampliasse ainda mais os recursos para os serviços de saúde, garantindo assistência qualificada e em tempo oportuno à população.
O IPTU é uma das principais portas de entrada dos recursos próprios que vão ajudar a manter os serviços de saúde de Arapiraca. Este ano, a Prefeitura está oportunizando que os contribuintes arapiraquenses possam pagar o imposto com 30% de desconto.
Autor: Erick Balbino