6 de março de 2021

Prefeitura incentiva produção de camarão em cativeiro

Samuel Alves

O cultivo de camarão em Alagoas está passando a ter predominância no Agreste. A explicação é devido à implantação de tanques de produção, que tem ganhado força na região, somado a projetos desenvolvidos pela Prefeitura de Arapiraca, que incentivam a criação do crustáceo.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural participou, nesta quinta-feira (4), de uma reunião para tratar da viabilidade técnica e econômica da carcinicultura (criação de camarões em viveiros) de água doce no Povoado Poção.

O objetivo do encontro foi discutir modelos de ações para incentivar ainda mais a criação e reforçar que técnicos farão o acompanhamento nas propriedades, ensinando ao agricultor todo o manejo nutricional, sanitário e hidrológico, bem como auxilio nas etapas de aclimatação, despesca e comercialização. Na oportunidade, foram repassadas orientações a respeito dos registros de inspeção sanitária e ambientais exigidas, além das certificações necessárias para a comercialização do camarão.

Samuel Alves/ Ascom Arapiraca

“Esse é mais um projeto em execução da Secretaria de Desenvolvimento Rural. A carnicultura é a bola da vez e, com o apoio do prefeito Luciano Barbosa, vamos trabalhar para incentivar ainda mais a região do Poção e quem mais tiver interesse, pois não medimos esforços para o desenvolvimento da agricultura familiar”, comentou o secretário Hibernon Cavalcante.

“É uma cultura que precisa de assistência técnica. Há uma forte tendência de interiorização de criatórios que antes estavam limitados à faixa litorânea. Diante do cenário avaliado nesta região, a carcinicultura se apresenta lucrativa e nosso objetivo é oferecermos a nossa população mais oportunidades” , concluiu o secretário.

Estiveram presentes na reunião técnicos da secretária de Desenvolvimento Rural e do Meio Ambiente, além do representante do Banco do Nordeste, Claudevan.

Carcinicultura

Samuel Alves/ Ascom Arapiraca

A atividade surge como uma excelente alternativa para os agricultores que possuem reservatórios com água salobra ou locais adequados para perfuração de poços artesianos.

Mais de 30 famílias estão trabalhando com essa cultura em Arapiraca, além dos empregos gerados indiretamente. O resultado exitoso e o apoio da prefeitura estimulam produtores de outras regiões. O investimento para implantação de um criatório é variável, dependendo das condições do terreno e acesso à água.

“O Poção era conhecido como a região do abacaxi e ainda hoje cultivamos, mas é um retorno em longo prazo. Já com o camarão podemos ter lucro em três meses. Compramos as larvas em Rio Grande do Norte e trazermos para criar aqui. Antes não tínhamos o apoio da prefeitura e agora temos. Queremos agradecer ao prefeito e a secretaria de Desenvolvimento Rural por todo o empenho e ajuda que estamos recebendo”, declarou o presidente da Associação de Criadores de Camarão de Arapiraca, Rosimário.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *