Agentes são capacitados para lidar com pessoas com deficiência
É preciso trabalhar a diversidade, a mobilidade e acessibilidade no trânsito.
As pessoas com deficiência devem ter os seus direitos respeitados e garantidos para que que possam se locomover. Essa preocupação levou a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito a promover uma formação para agentes de trânsito.
As palestras, ministradas pela professora Maria Vicentina e pelo orientador Jailson, iniciaram nesta segunda-feira (1) e vão até a próxima quinta-feira (4). Jailson possui uma deficiência visual e a professora tem experiência com aulas para pessoas com deficiência.
Os agentes estão participando de aulas teóricas e práticas para aprenderam a lidar com diversas situações que acontecem nas ruas com pessoas com algum tipo de deficiência, a exemplo de orientações, atravessar a rua, locomoção, diálogo, sinalização, entre outros.
“Essas capacitações são fundamentais tanto pela responsabilidade social quanto pela aprendizagem da equipe e por respeito a esse público. Com essas medidas, todos saem ganhando: tanto a organização quanto as pessoas com deficiência”, destacou o superintendente da SMTT, Josenildo Souza.
“Esses cursos são muito bons para nós como agentes possamos melhorar nosso atendimento a população e às pessoas com deficiência em particular, que fazem parte do transito tanto como pedestres, quanto como condutores”, declarou o agente de trânsito, Danilo Gonçalves.